Entretenimento



Falando de Sexo

Como contar para seus filhos que você é homossexual

A conversa franca com crianças ou adolescentes é fundamental

19/10/2015 - 20h01min

Atualizada em: 19/10/2015 - 20h01min


Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Adriana Franciosi / Agencia RBS

Adoro ler a coluna, aprendo muito sobre tudo. Achei que eu nunca precisaria escrever, mas fui casada com um homem durante 15 anos em uma relação cheia de tabus, ciúme e tudo mais.

Após o meu divórcio, passei a sair com mulheres e com todo cuidado, para que as minhas filhas não soubessem. Elas têm 11 e 16 anos, falamos sobre tudo. Possuo amigas lésbicas, e elas sempre souberam que preconceito nunca tive.

Só que eu não contava que conheceria uma mulher e me apaixonaria. Estou a ponto de abrir o meu coração e falar que aquela pessoa que estava sempre lá em casa é a minha namorada.

Me preocupa, porém, se isso vai mexer com as minhas filhas. Tenho medo do que será após o meu casamento com ela. 
 
Cara leitora, entendemos a preocupação com relação à revelação de sua orientação atual para suas filhas. Não é uma situação fácil, mas se faz necessária.

O trauma é menor quando a criança cresce sabendo da orientação sexual do pai ou da mãe. Muitos filhos estão cansados de saber ou de desconfiar, mas não falam para não deixar os pais ainda mais constrangidos.

Leia outras colunas do Falando de Sexo

A adolescência é um período marcado por crises, inclusive com relação à sexualidade. E o jovem pode ter problemas para aceitar, compreender ou lidar com essa informação sobre a homossexualidade.

A revelação tende a ser mais bem digerida quando o filho tem até quatro anos de idade, pois o preconceito ainda não está enraizado, principalmente em relação às pessoas que ele ama. E aceitar a homossexualidade da mãe não implica, necessariamente, aprová-la.
 
Fale sobre afeto
A homofobia é a causa da rejeição de muitos filhos. Eles têm medo de serem vítimas de preconceito e de sofrer bullying _ por isso que alguns optam por se afastar do pai ou da mãe homossexual.

A revelação e a convivência da namorada com suas filhas não afetará o desenvolvimento das meninas nem as levará a serem gays. Além disso, pais homossexuais não perdem a guarda dos filhos por isso, mas por atos de indignidade.

Escolha um momento em que vocês três estejam sozinhas e comece falando no seu amor por elas. Depois, diga que tem carinho pela sua companheira e que descobriram que se gostam.

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias