Entretenimento



Falando de Sexo

Como fica a libido feminina após a retirada do útero

Muitas mulheres sentem receio de se tornarem frígidas, mas há confusão entre sexualidade feminina e maternidade.

16/10/2015 - 20h01min

Atualizada em: 16/10/2015 - 20h01min


Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Divulgação / Tum Tape

Oi, queridas amigas do Falando de Sexo! Sempre leio a coluna de vocês e adoro.

O meu marido conta que, onde ele trabalha, eles leem a coluna e discutem sobre o assunto todos os dias. Diz que dá muita polêmica!

Criei coragem de escrever: há três anos, eu fiz uma cirurgia e retirei o útero. Tenho dois filhos, e o meu médico me disse que a única coisa é que eu não poderia mais ser mãe.

Mas eu quero saber se, quando uma mulher se submete a uma cirurgia de retirada do útero, somente do útero, isso interfere na libido? Corre-se o risco de perder a capacidade de ter orgasmos e ficar frígida como dizem? Obrigada pela atenção.

Querida leitora, obrigada pelo carinho e por nos acompanhar sempre! Aproveite para dizer para o seu marido e para os colegas do trabalho dele que mandem as suas dúvidas aqui, para o Diário Gaúcho, para que nós possamos responder a todas elas! 

Vamos, especificamente, para a sua questão: a histerectomia, como é chamada essa cirurgia de retirada do útero, sempre foi cercada de diferentes mitos. Muitas mulheres sentem esse receio de se tornarem frígidas, de terem a vida sexual comprometida, mas, na realidade, não há nada que comprove a relação entre um fato e outro.

Fique tranquila, pois não há risco de que isto aconteça. O que ocorre é que a mulher perde a sua função reprodutiva, e, na nossa sociedade, infelizmente, ainda há muita confusão entre a sexualidade feminina e a maternidade.

Melhora

Talvez, o impeditivo de ela não poder reproduzir pode ser interpretado como a incapacidade de viver a sexualidade plenamente, o que não é verdade. Precisamos deixar bem claro que não existem mudanças na sensibilidade, na lubrificação nem na resposta sexual depois de se submeter a este procedimento.

Pelo contrário, até: o que se escuta são muitas mulheres relatando que houve, inclusive, uma melhora na sua vida sexual, já que, antes da cirurgia, elas sentiam um desconforto ou algum tipo de incômodo. Portanto, querida amiga, desencane e viva feliz a sua sexualidade!

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias