Entretenimento



Aqui a magia acontece

Nos 20 anos do Projac, conheça os bastidores da "fábrica de sonhos" da Globo

Novelas, minisséries, reality shows e outros programas tomam forma no enorme complexo

02/10/2015 - 08h03min

Atualizada em: 02/10/2015 - 08h03min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail

A maior de todas

TV Globo / divulgação

Inaugurada no dia 2 de outubro de 1995, a Central Globo de Produção, mais conhecida como Projac, fica no bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. É lá, em uma área com 1,65 milhão de metros quadrados cercada de vegetação nativa da Mata Atlântica, que tomam forma as telenovelas, minisséries, programas de auditório, reality shows, seriados e outras produções da emissora que, há 20 anos, transforma sonhos em realidade. Retratos da Fama entrou no coração da maior potência da dramaturgia nacional e revela curiosidades sobre os bastidores desse mundo de fantasia e encantamento. Divirta-se e emocione-se!

Imaginem uma favela de verdade, com ruas esburacadas, camelódromo, oficina mecânica, posto médico, cartazes anunciando os eventos da comunidade... Paraisópolis existe, e não estou falando daquela real, lá de São Paulo. A maior cidade cenográfica já construída em 50 anos de TV Globo tem 10 mil metros quadrados e impressiona pela riqueza de detalhes. Marizete (Bruna Marquezine) não estava em casa, mas os figurantes, a postos, gravavam algumas cenas do dia a dia da comunidade.


Foto: Michele Vaz Pradella

Marca registrada

Lindorella, Rocambole da Paulucha, Djalma Noivas, La Conga, Rei do Beirute e outras marcas mostradas nas obras da emissora são devidamente registradas, assim como os títulos das novelas, minisséries, seriados e outras produções.


Foto: Michele Vaz Pradella

Fazendo mágica

Em meio aos estúdios, está a fábrica de efeitos especiais, onde profissionais produzem explosões, monstros, ferimentos, incêndios e outros fenômenos que precisam parecer reais na telinha. Devido à quantidade de material inflamável usada pela equipe, um posto do Corpo de Bombeiros está instalado bem próximo, pronto para entrar em ação caso algo saia do controle.


Foto: Michele Vaz Pradella

Meio ambiente

Uma das grandes preocupações da TV Globo é o desenvolvimento sustentável. Toda a madeira utilizada nos cenários é de reflorestamento e certificada pelo Ibama. O material usado é reciclado, e 70% da área total do Projac é composta de mata atlântica. Uma central própria, movida a gás natural, gera 45% da energia elétrica utilizada. Há também estações de água, esgoto, tratamento de lixo orgânico e 200 carros elétricos não poluentes, sendo dois adaptados.


Foto: Michele Vaz Pradella

"Gravando!"

Além dos estúdios onde são gravados os seriados, reality shows e outros programas de entretenimento, cada novela tem sua "casa" própria. São quatro: uma para cada faixa de horário no ar (das seis, das sete e das nove), além de um estúdio para a próxima trama que estiver prestes a estrear.


Foto: Divulgação, TV Globo

Espaço musical

No estúdio dos reality shows musicais, The Voice Brasil e SuperStar se revezam a cada semestre.


Foto: Michele Vaz Pradella

Igreja multiuso

Entre uma cidade cenográfica e outra, um cenário familiar chama a atenção. Logo pergunto: "Foi ali que o Laerte (Gabriel Braga Nunes) morreu, no final de Em Família (2014)?". Sim, foi ali que muita coisa aconteceu. Mortes, barracos, casamentos e outras cenas importantes foram gravadas na Igreja Multiuso, montada há seis anos no Projac. Com três fachadas diferentes, o local muda apenas a decoração de uma novela para outra.


Foto: Michele Vaz Pradella

Dando uma espiadinha

Ana Maria Braga é "vizinha" do Big Brother Brasil. Em meio à mata fechada, com um cenário natural privilegiado, fica o cenário do Mais Você. E, ao lado, está a casa mais vigiada do país _ que ainda estava em construção para a próxima edição do reality. Não é à toa que a loira volta e meia faz uma visita aos confinados...


Foto: Michele Vaz Pradella

A Índia é aqui

O Rio Ganges fica logo ali, no meio do Projac. É claro que as tomadas externas de Caminho das Índias foram filmadas no cenário original, meses antes da estreia da novela. Porém, uma réplica do famoso rio era utilizada em algumas cenas, poupando algumas viagens até a Índia.


Foto: Michele Vaz Pradella

Simpatia

Apressado para as gravações de Verdades Secretas, Reynaldo Gianecchini passou ao meu lado e até deu tchauzinho. É muita sorte!


Foto: Bárbara Lopes, Agência O Globo

Estúdio compartilhado

Dois programas diários de entretenimento dividem o mesmo estúdio, troca-se apenas o cenário. De manhã, é a vez de Fátima Bernardes e seu Encontro. À tarde, o local dá lugar ao Vídeo Show.


Foto: Alex Carvalho, TV Globo

Você sabia?

A primeira novela gravada no Projac foi Explode Coração, de Gloria Perez, que foi ao ar no mesmo ano da inauguração do complexo de estúdios da TV Globo. Na época, internet ainda era coisa de novela.


Foto: Divulgação, TV Globo

projac | Create infographics

>>> CONFIRA A GALERIA DE FOTOS:

Inesquecível

Para alguém que, como eu, cresceu diante da televisão, estar nesse lugar foi como um passeio à Disney. É difícil focar o olhar em um só ponto, a cabeça fervilha de lembranças das tantas cenas que foram gravadas ali, dos artistas consagrados que ajudaram a construir um imaginário de sonhos, personagens inesquecíveis e histórias que marcaram época. Por alguns minutos, a repórter deu lugar à noveleira, o bloco e o celular ficaram esquecidos na mão, enquanto uma vida inteira de sonhos passava diante dos meus olhos. A preocupação com a acessibilidade foi mais um ponto positivo desse dia "mágico". O Projac é repleto de rampas, banheiros adaptados e carrinhos adaptados, detalhes que fizeram toda a diferença. Dentro de mim, pulavam de alegria a criança que se encantava com as novelas de realismo fantástico, a adolescente que suspirava com os galãs de Malhação, e a jornalista que, enfim, realizou um grande sonho pessoal e profissional.


Foto: Arquivo Pessoal


Leia outras notícias sobre famosos e entretenimento

Curta nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias