Entretenimento



Falando de Sexo

Saiba o que é preciso falar com sua filha quando ela der início à vida sexual

Mas atenção: tenha muito cuidado para a conversa ser amigável, não em tom de ameaça nem de represália.

09/10/2015 - 20h15min

Atualizada em: 09/10/2015 - 20h15min


Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Guilherme Santos / Especial

Não importa se você irá se sentir constrangido e desconfortável diante de sua filha falando sobre anticoncepcional, cuidados e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), pois ela precisa ouvir isso de você, pai ou mãe. Esse tipo de informação não pode vir de terceiros para o adolescente.

Mas atenção na hora do papo: cuide para ser uma conversa agradável, não em tom de ameaça ou de represália. Saiba que, a partir do momento em que sua filha começou a menstruar, o risco de engravidar existe!

Sem contar que cerca de metade das novas DSTs, a cada ano, atinge adolescentes e adultos jovens. Esses, com idades entre 15 e 24 anos.

Tudo às claras

Por isso mesmo, se você acha que sua filha pode estar começando a pensar em fazer sexo, dedique um tempo do seu dia para conversar com ela sobre todas as formas seguras de se preservar.

É preciso que ela saiba que, em apenas uma relação sexual, ela já pode engravidar ou contrair uma doença, inclusive pela prática do sexo oral. O pior é que muitas DSTs não apresentam sintomas, e, por isso, é bem comum não saber que se está infectado.

Durante esse diálogo, explique como funciona o uso de uma camisinha. Destaque com a sua filha que o preservativo é um dos melhores métodos contraceptivos para se evitar a gravidez, pois, além disso, protege contra as DSTs.

Base do relacionamento

Esclarecidas essas questões mais relacionadas à saúde da mulher, inclua no bate-papo de vocês o tema romance, que começa a tomar corpo nessa fase da vida. A primeira paixão faz parte da adolescência, e você precisa deixar claro que confiança, honestidade e respeito formam a base de um relacionamento saudável e equilibrado, para que, na hora que ela comece a se relacionar, tenha isso como referência.

Ah, e também não se esqueça de falar sobre o sexting, que se caracteriza por enviar fotos nuas ou mensagens sexuais por celular. Isso está cada vez mais comum! 
Sua filha deve saber que, se fizer isso, correrá um sério risco de ver sua intimidade exposta entre colegas ou na internet. Boa sorte!

Leia mais colunas de Falando de Sexo

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br
 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias