Entretenimento



Falando de Sexo

Como é possível engravidar, mesmo tomando anticoncepcional

Alguns cuidados rotineiros são essenciais para não diminuir a eficácia da pílula. Saiba quais!

25/11/2015 - 20h01min

Atualizada em: 25/11/2015 - 20h01min


Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Stock.xchng / Divulgação

Estou com 19 anos e namoro há dois. Tenho uma dúvida e creio que muitas pessoas também devem ter.

Quem toma anticoncepcional possui período fértil? Corro o risco de engravidar em algum momento, mesmo tomando a pílula todos os dias, sem falhar? Desde já, obrigada!
 
Querida amiga, a famosa pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais seguros que existe. Sua margem de eficácia chega a 99%, porém, vai depender de você.

A pílula deve ser tomada nos dias e horários certos, senão, pode falhar. Mas, antes de mais nada, você deve consultar um ginecologista para decidir, junto com ele, qual o método mais adequado, pois o que é bom para a sua amiga pode não ser o melhor para você.

É importante lembrar que não existe a melhor pílula. Existe, sim, a mais indicada para você, mas isso não quer dizer que ela seja a melhor opção para todas as mulheres.

Ação

Os comprimidos inibem o amadurecimento dos óvulos. Sem óvulos, não há ovulação. Sem ovulação, não ocorre fecundação, e, sem fecundação, não há gravidez.

Tipos de pílulas mais receitadas

/// Monofásica: tem estrogênio e progesterona com a mesma dosagem e é a mais conhecida pela maioria das mulheres. A pílula deve ser tomada sempre no começo do ciclo menstrual. Nos 20 dias seguintes, você deverá ingerir um comprimido por dia, sempre no mesmo horário. Nos outros sete, deverá ficar sem tomar, para que aconteça a menstruação.

/// Multifásica: possui combinação de hormônios com diferentes dosagens, conforme o ciclo reprodutivo. Tem cores diferentes para distinguir a dosagem e o ciclo. Se, um dia, você esquecer de tomar, ingira assim que lembrar. Se já tiver passado 12 horas, o ideal é falar com o seu médico. Em alguns casos, é necessário experimentar pílulas de laboratórios e quantidades hormonais diferentes.

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias