Entretenimento



Falando de Sexo

Sente dor ou desconforto na hora da relação? Saiba como e quando usar lubrificantes sexuais

Problema, chamado de dispareunia, é muito comum entre as mulheres de todas as idades, principalmente, após a menopausa e doenças que afetam os hormônios como o câncer

29/11/2015 - 20h01min

Atualizada em: 29/11/2015 - 20h01min


Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Adriana Franciosi / Agencia RBS

Eu tive câncer de mama, há alguns anos, e, devido aos tratamentos, não fico mais lubrificada como antigamente, embora meu namorado tente me excitar bastante antes da hora H. Como não posso tomar hormônios, o que eu poderia usar para melhorar o sexo? Muito obrigada pela ajuda!

A dor na relação sexual, chamada de dispareunia, é muito comum entre as mulheres de todas as idades, principalmente, após a menopausa e doenças que afetam os hormônios como o câncer. Isto deve ser discutido com o seu médico para que ele possa ter certeza de que não há problemas graves de saúde tornando as relações dolorosas. Se não for o caso, há uma série de soluções não hormonais que diminuem o desconforto.

De vários tipos

A mais comum são os lubrificantes sexuais. Tem à base de água, óleo e silicone. Podem ser aplicados nos órgãos genitais antes do sexo, em brinquedos eróticos e na masturbação. Raramente, causam irritação, mas, se acontecer, suspenda o uso, lave bem e vá ao médico.

Os produtos anestésicos causam amortecimento. A mulher não vai sentir nada na hora da penetração, e a movimentação do pênis pode machucar sem que se perceba no momento. Para fazer sexo anal, use sempre lubrificantes à base de água.

Alguns causam efeito de calor que ajuda a sensibilizar as zonas íntimas e aumentam o prazer. Outros tem efeito frio que provoca formigamento e realça os sentidos. Não use produtos de base gordurosa, como a vaselina ou óleos de massagem. Eles não saem facilmente e deixam resíduos.

Os de base oleosa podem romper preservativos e levar a infecções, pois alteram o pH vaginal, e as bactérias podem ficar coladas ao seu corpo. Para sua saúde, adquira os lubrificantes sexuais em lojas especializadas.

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias