Entretenimento



Falando de Sexo

Caxumba afeta a fertilidade?

Após pegar a doença, muitos homens ficam preocupados com a possibilidade de não poder formar uma família

01/12/2015 - 20h01min

Atualizada em: 01/12/2015 - 20h01min


Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Shutterstock / Shutterstock

Tive caxumba e, de tantas pessoas dizerem coisas, me assustei. Eu já melhorei, os meus testículos não estão inchados, mas fiz um teste me masturbando e  ejaculei pouco.

Por outro lado, confesso que já ejaculei pouco bem antes de ter  caxumba. Gostaria de saber se a doença causou algo em mim e o que pode ser.

Estou com urologista marcado pelo posto de saúde, mas demora. Sonho em construir uma família linda!

É bom lembrar que a caxumba é uma doença infecciosa causada por um vírus que provoca inflamação nas glândulas parótidas, nas submaxilares e nas sublinguais. Na maioria das vezes, acontece na infância, no inverno e no começo da primavera.

Embora seja uma doença de evolução benigna, em alguns casos, podem ocorrer complicações como inflamação dos testículos e dos ovários (que pode resultar em esterilidade), meningite asséptica, pancreatite, neurite e surdez.

O período de incubação varia de 14 a 25 dias, e a transmissão é via contato direto com as secreções das vias aéreas superiores da pessoa infectada, a partir de dois dias antes, até nove dias depois do surgimento dos sintomas.

Não vacile!

A doença tem um período limitado, e o  tratamento é feito com analgésicos e antitérmicos. O paciente deve permanecer em repouso enquanto durar a infecção.

A caxumba pode causar problemas de fertilidade no homem. Em 30% dos casos, afeta os testículos, mas, raramente, você vai perder totalmente a capacidade de produzir espermatozoides. 

Adultos que não foram vacinados ou não tiveram a doença podem ser infectados pelo vírus e, por isso, devem ser vacinados. Na gestação, pode provocar aborto.

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias