Entretenimento



Falando de sexo

HIV e aids não são a mesma coisa! Saiba as diferenças e veja tratamento disponível

A informação equivocada ou falta de informação alimentam o preconceito e a dificuldade de adesão de pessoas infectadas

15/12/2015 - 07h09min

Atualizada em: 15/12/2015 - 07h09min


Divulgação / Divulgação

Hoje, publicamos um esclarecimento sobre aids e HIV prestado por uma profissional e leitora de nossa coluna. Este gesto nos deixa a cada dia mais satisfeita pela certeza de fazer desta coluna um local de educação, informação e aperfeiçoamento da qualidade de vida sexual e afetiva.

"Meu nome é Debora, sou assistente social no Departamento de DST/HIV/Aids no município de Tramandaí. Antes de mais nada, é necessário deixar claro a diferença entre aids e HIV. Aids é o processo avançado do vírus HIV. Só vai chegar ao estado de aids a pessoa que não aderir ao tratamento contra o HIV.

Então, quando a pessoa se expõe a uma situação de risco (sexo sem camisinha, por exemplo), existe a possibilidade de ela contrair o vírus HIV, e não aids.

Existe um tratamento chamado profilaxia antirretroviral pós exposição sexual à infecção pelo HIV que impede o vírus de iniciar o processo de infecção das células. Para tanto, a pessoa que passou pela situação de risco deve procurar um serviço de saúde em até 72 horas após a exposição. Serviços de saúde 24 horas e centros de atendimento, acolhimento e aconselhamento são habilitados para iniciar o tratamento.

Falta de informação prejudica

Ainda existe muito tabu em relação ao HIV, por conta da aids ser uma doença sem cura e diretamente ligada à vida sexual. A informação equivocada ou falta de informação alimentam o preconceito e a dificuldade de adesão de pessoas infectadas.

O Rio Grande do Sul é o estado com a maior concentração de pessoas contaminadas pelo HIV, e metade da população infectada não sabe de sua condição e não trata o vírus, o que facilita chegar ao estagio de aids e também potencializa a transmissão do vírus para outras pessoas. A pessoa com boa adesão ao tratamento diminui as chances de transmitir o vírus."

Leia mais sobre Falando de Sexo

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias