Entretenimento



Falando de sexo

Seu marido sofre de disfunção erétil? Entenda o problema e saiba como você pode ajudá-lo

A disfunção erétil é a dificuldade que o homem tem de atingir ou de manter uma ereção para que aconteça a relação sexual

16/12/2015 - 18h48min

Atualizada em: 16/12/2015 - 18h48min


Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Divulgação / Divulgação

Meu esposo tem disfunção erétil, e, por meses, não praticamos sexo. Às vezes, penso que ele sente atração por outra e está comigo porque se acomodou. Sofro por tê-lo ao meu lado e não poder fazer sexo. Como ajudá-lo? Penso em separar. Amo meu marido, mas não quero viver minha vida do lado de quem desconfio por não me procurar na cama.

Querida amiga, pelo que falas, nenhum dos dois quer separar, mas, do jeito que está, não dá para ficar. A disfunção erétil é a dificuldade que o homem tem de atingir ou de manter uma ereção para que aconteça a relação sexual.

Quase todos os homens têm alguma dificuldade, eventualmente, mas conseguem ter e manter uma ereção na maioria das vezes. No entanto, se as dificuldades se tornam mais frequentes, e as ereções passam a ser menos duradouras ou inexistentes, pode ser que sofra de disfunção erétil.

Existem alguns fatores essenciais para o homem ter uma boa atividade sexual: sentir desejo, vontade de transar, alcançar uma ereção rígida e mantê-la por tempo suficiente para a satisfação sexual. Na disfunção erétil, ocorre o contrário.

Causa pode ser física ou emocional

O problema pode ter origem em fatores físicos ou psicológicos. Muitas vezes, é uma combinação de ambos. Algumas situações ou doenças podem favorecer a disfunção: o diabetes, a hipertensão arterial, doenças cardíacas, fumar e a idade avançada. No entanto, é mais comum estar vinculada a fatores emocionais como depressão, estresse e autoestima baixa.

Então, amiga, converse com ele sobre a possibilidade de ele consultar um médico urologista e de vocês dois buscarem uma psicoterapia de casal, pois, juntos, vocês poderão entender o que está acontecendo e encontrar uma solução.

Leia mais sobre Falando de Sexo

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias