Entretenimento



Falando de Sexo

Não vacile! Pílula, coito interrompido ou camisinha para não engravidar?

Homens e mulheres ficam sempre cheios de dúvidas depois que se descuidam de algum dos métodos contraceptivos adotado.

11/01/2016 - 20h01min

Atualizada em: 11/01/2016 - 20h01min


Lúcia Pesca
Enviar E-mail
Shutterstock / Shutterstock

Eu uso anticoncepcional diariamente, tive relações sexuais e tomei a pílula normal após a relação. Posso engravidar?

Transei com o meu namorado sem preservativo e, dois dias depois, comecei a ter alguns sangramentos. Corro o risco de estar grávida?

Estou sem menstruar desde outubro e faço coito interrompido. Posso estar grávida?

Mulheres, consultem sempre um ginecologista quando tiverem dúvidas sobre menstruação, uso de anticoncepcional ou riscos de gravidez. A pílula protege a mulher de ficar grávida o mês inteiro.

A penetração do pênis na vagina sem o uso de anticoncepcional ou sem camisinha, mesmo se houver coito interrompido, pode engravidar. Este método aumenta em até 75% o risco de gravidez, se comparado a outros contraceptivos.

Essa taxa é inferior a 0,2% quando se toma a pílula direitinho. Portanto, não é necessário ingerir dois comprimidos após o sexo nem a pílula do dia seguinte.

Esta última não corta o efeito do anticoncepcional como alguns pensam. Só reforça a sua ação.

Porém, quando se toma pílula pela primeira vez ou após meses de pausa, a proteção vale só a partir do segundo mês de cartela. Até lá, recorra a outro método anticoncepcional.
 
Orientação

Quando a menstruação não vem em um mês, a chance de ser algo importante é pequena. Entretanto, quando não desce por três meses seguidos, consideramos a amenorreia (ausência dela).

Nestes casos, excluída a possibilidade de gravidez, algumas doenças podem estar por trás ou o estresse. Deu para entender por que é tão necessário a mulher ter uma conversa sincera com seu ginecologista?

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br   


MAIS SOBRE

Últimas Notícias