Entretenimento



Lady comportamento

Quando o relógio biológico bate: mulheres que, após os 30, querem engravidar, mas não têm parceiro para realizar o sonho

Assim como a personagem Carolina (Juliana Paes), de Totalmente Demais quer muito, a assistente social Vanessa da Rosa, 35 anos, não desistiu do projeto maternidade, mesmo solteira

29/01/2016 - 11h22min

Atualizada em: 29/01/2016 - 11h22min


Karina Chaves
Karina Chaves
Enviar E-mail
Félix Zucco / Agencia RBS

Em Totalmente Demais, Carolina (Juliana Paes) quer ser mãe, mas enfrenta dois obstáculos: o candidato a pai, Arthur (Fábio Assunção), fez vasectomia, e, de início, ela tentou engravidar dele sem saber disso. Agora, mesmo com ele disposto a reverter o processo, o tempo corre contra, já que a comandante da revista não é mais uma menina.Histórias assim se repetem na vida de muitas mulheres acima dos 30 anos que, mesmo bem-sucedidas, não têm ao lado um parceiro para realizar o sonho da maternidade.

Todos os dias, a assistente comercial Vanessa da Rosa,35 anos, de Cachoeirinha, parece ver na novela das sete mais um capítulo da sua história. Durante quatro anos,ela foi casada, mas o relacionamento terminou. Vanessa sonhava em ter filho, mas o ex dizia que ainda não estavapreparado para ser pai.

- Dá uma aflição porque, ao contrário dos homens, a gente tem um relógio biológico, um período para ser mãe. Mas eu não vou mais me desesperar. Apesar de desejar muito, não quero me tornar uma pessoa amarga - sentencia.

É que, às vezes, a vida não flui de forma sincronizada com esse relógio feminino.
- Com a minha idade, achei que estaria no segundo filho. A minha casa tem um quarto projetado para o bebê, e que hoje está vazio. Mas a vida não é como a gente programa - pondera ela.

Jogo aberto
O corpo que o diga: segundo o ginecologista e coordenador do programa de reprodução assistida do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Eduardo Pandolfi Passos, a mulher nasce com óvulos para a vida toda, mas eles vão sofrendo alterações genéticas e perdendo a sua qualidade. Uma mulher de 30 anos tem 25% de chances de engravidar. Essa probabilidade cai para 10% a partir dos 40.

- Para quem não tem um parceiro fixo, uma das alternativas é congelar os óvulos porque ainda não existe medicação que os mantenha mais jovens - explica o especialista.

Vanessa já ouviu falar no procedimento, que, com medicação, custa em torno de R$ 12 mil, mas reconhece que não é para ela:

- A minha ginecologista chegou a me falar, mas é muito caro, foge da minha realidade. E, como acontece com Carolina em Totalmente Demais, ela também já pensou em engravidar de alguém bem próximo.

- De um amigo! Por que não? Quero alguém presente na vida do meu filho - fala, convicta. Aliás, a assistente comercial  conta que não esconde esse seu desejo
quando começa um relacionamento.

Confra mais sobre o Lady

- Eu sempre digo que quero ser mãe. Não quero que o meu filho seja uma ligação por obrigação. E, assim que acontecer, eu chamo o Lady para contar o segundo capítulo desta novela que é a minha vida - finaliza, abrindo um sorriso.


Sonho mais próximo
/// Mulheres que levam uma vida regrada e saudável têm melhor performance no ovário do que uma que fuma, por exemplo.
/// Já para quem tem parceiro fixo, mas enfrenta dificuldades para engravidar, a alternativa é usar o programa de reprodução assistida que o Hospital de Clínicas de Porto Alegre oferece
pelo Sus.
/// Depois da consulta em um posto de saúde, a paciente é encaminhada ao hospital, onde passa por uma triagem com entrevistas e exames. Comprovada a infertilidade, inicia-se o tratamento.

 


MAIS SOBRE

Últimas Notícias