Entretenimento



Cinquentonas ao volante

Aumenta o número de mulheres acima dos 50 anos que tiram a primeira habilitação no RS

Conforme dados do Detran, o crescimento foi de 40% nos últimos cinco anos. Cada vez mais, elas querem liberdade e independência para ir e vir

26/02/2016 - 11h41min

Atualizada em: 26/02/2016 - 11h41min


Karina Chaves
Karina Chaves
Enviar E-mail
Omar Freitas / Agencia RBS

Mulher no volante é uma realidade cada vez mais constante entre as senhoras que sempre sonharam com a sua primeira carteira de motorista. A servente Vera de Brum, 54 anos, da Lomba do Pinheiro, tirou a sua nesta semana.

- Foi como conquistar a minha liberdade! - comemora ela.Já a recepcionista Sandra Streck, 51 anos, do Bairro Partenon, tenta entrar para a estatística: de 2010 para 2015, subiu 40%, no Estado, o número de mulheres a partir dos 50 que tiraram sua primeira habilitação. Sandra também quer poder ir e vir a hora que bem entender:

- Estou cansada de depender de táxi, ônibus e de morrer esperando nas paradas.Há um ano e oito meses na autoescola, Sandra passou em todas as provas teóricas com facilidade, no psicotécnico e no exame médico.

Mas falta a prática.

- Já foram mais de dez provas! Não imaginei que seria tão difícil - conta ela, que está com o Clio 2005 à sua espera na garagem de casa, tapado com uma capa. Há um ano e meio, decidiu comprar o automóvel, sonhando com a sua carteira de motorista.

E, enquanto o projeto não se concretiza, Sandra fica aflita olhando o carro que nunca foi usado por ela:

- Pago para deixá-lo lá (na garagem). O medo e o nervosismo na hora de fazer os testes são os seus desafios.- Eu vejo os avaliadores e começo a tremer. Só de falar, fico nervosa - diz.

Uma hora, dá!
Em uma das vezes, quase chegou lá: deu sinal para dobrar à direita, à esquerda, parou e respeitou a preferencial, mas, na hora da baliza, a perna tremeu de tal forma que nem a marcha ré conseguiu engatar. Sandra deixou o carro morrer e foi reprovada mais uma vez.

- É muito importante ter paciência porque, na idade avançada, são muitos detalhes que pesam. Eu tenho umas dez alunas na faixa etária da Sandrinha - conta o seu instrutor, Cesar dos Santos, 66 anos, especialista em atender este público:

- Já tive alunas de 74 anos. Uma delas me disse que estava fazendo a carteira, pois, no céu, gostaria de ir para a ala dos motoristas. E ela conseguiu tirar a habilitação!
Mas Sandra nem cogita abandonar o seu sonho.

- A idade, de maneira alguma, é determinante para desistir. O que vale é a cabeça da pessoa - defende ela, que, quando assumir o volante, tem um destino certo:- O meu carro está lá, me esperando para a minha primeira viagem até Tramandaí. Irei dirigindo para a praia, mas não sozinha.Vou com copiloto!


"Me sinto livre para voar as tranças!"
Foi por necessidade que a servente Vera de Brum, 54 anos, da Lomba do Pinheiro, decidiu tirar a carteira. Os pais precisam ir ao médico com frequência.Após um ano tentando tirar a habilitação, ela foi aprovada nesta semana!


- Passei com estrelinha na prova, não perdi nenhum ponto. Tá bom para uma jovem senhora que tirou a carteia agora, né? - gaba-se ela, sorrindo.Vera, por enquanto, vai ter de usar o carro do filho.- Já me sinto livre e com autonomia para voar as tranças, mas quero ter o meu - conta ela, faceira:- Aí, vou pegar meu carrinho e sair por aí!

SÓ AUMENTA
O número de mulheres  com mais de  50 anos de idade que fizeram sua primeira carteira de habilitação vem crescendo no Estado. Em cinco anos, subiu 40%.

Ano
2010
2014
2015
Habilitadas pela primeira vez a partir dos 50
295.225
388.860
415.246

Confira mais do Lady

SAIBA MAIS
/// O curso completo da autoescola sai por R$ 1,6 mil.
/// Conforme Lei Estadual 14.175/2012, pessoas com mais de 65 anos têm direito a redução de 40% nas taxas de renovação.
/// Condutores com mais de 65 anos devem renovar o exame de aptidão física e mental, no máximo, de três em três anos. Antes dessa idade, o prazo máximo é de cinco anos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias