Entretenimento



Coluna da Maga

Magali Moraes: o queimadinho do arroz

26/02/2016 - 08h18min

Atualizada em: 26/02/2016 - 08h18min


Miguel Neves / Divulgação

Existe uma grande diferença entre um arroz queimado e o queimadinho do arroz. O primeiro é acidente, má sorte, distração. O segundo é de propósito. Chega ser uma provocação. Ao contrário de quem deixa queimar a comida porque foi atender o celular ou está com a cabeça nas nuvens, quem planeja esse queimadinho sabe muito bem o que está fazendo. É um erro calculado pra lamber os beiços depois. Imagine um carreteiro ou um arroz com galinha feitos numa panela de ferro. E lá no fundo, discretas raspinhas tostadas na medida certa, esperando pra serem disputadas.

Porque o queimadinho é pouco, não dá pra todo mundo, mas é imperdível. A gente descobre essa iguaria quase sem querer, quando os talheres já estão cruzados em cima do prato e o estômago saciado. Como fingir que não viu o queimadinho? Como não pegar de novo o garfo e partir pro ataque? Alguém vai contar calorias numa hora dessas?

Leia outras colunas da Maga  

Almoço

Tem que ser cozinheira de mão cheia pra sacrificar esses grãos de arroz, sem comprometer o sabor e a própria reputação. É como se ela nos mostrasse que domina mais que o sal, domina o fogo. O queimadinho
não vai se alastrar feito um incêndio de verão na floresta. No momento exato, a panela sairá do fogão em direção à mesa. Corra pra garantir o eu lugar! Que sorteio do bife, que nada. O queimadinho do arroz é o
novo filé.

Tomara que você esteja lendo essa coluna perto do almoço, pra não morrer de fome. Eu salivei só de lembrar. Ainda estou sob o impacto de um queimadinho do arroz que comi recentemente. Os grãos tinham uma cor vermelho-alaranjada, não dava pra saber onde terminava o molho de tomate e onde começava o queimadinho. Eu poderia ter almoçado duas vezes naquele dia. Da próxima vez que você encontrar um queimadinho maravilhoso, esqueça que alguém está querendo te engordar. Dispute essa delícia como se fosse a última coxa de um peru perneta.

Leia outras notícias do dia
Curta a nossa página no Facebook


MAIS SOBRE

Últimas Notícias