Entretenimento



Falando de Sexo

 Confira os sinais de que a menopausa bate à porta

Quanto mais sexo fizer, melhor será para o fluxo de sangue, o que ajudará na sua saúde vaginal

24/03/2016 - 20h00min

Atualizada em: 24/03/2016 - 20h00min


Bom dia, Lúcia e Andréa. Eu queria saber como posso ter certeza se é a menopausa o que está acontecendo comigo.

Uma sugestão é fazer um diário seu para acompanhar o que desencadeia as ondas de calor: cafeína, álcool, estresse? Tudo junto?

Assim que começa o calorão, faça respirações lentas e profundas, inspirando pelo nariz e soltando o ar pela boca. Os suores noturnos podem continuar por três minutos ou mais, encharcando seus lençóis de suor e perturbando o sono.

Nesse caso, vire o travesseiro durante a noite e coloque seu rosto no lado frio dele. Use um ventilador na cabeceira da cama para fazer o ar circular.

E qualquer exercício pode fazer a diferença: basta desacelerar três horas antes de deitar-se. Se for preciso, saia da cama e leia até ficar sonolenta.

As alterações hormonais deixam a mucosa vaginal mais fina e diminuem a lubrificação, o que pode tornar o sexo doloroso. Mas existem inúmeros lubrificantes para isso.

Alterações físicas e emocionais
Pergunte ao seu médico sobre cremes e medicação para a secura. Quanto mais sexo fizer, melhor será para o fluxo de sangue, o que ajudará na saúde vaginal.

Outros sintomas que devem ser cuidados são a diminuição do desejo, a irritabilidade ou a alteração de humor como acessos de choro, depressão ou estresse mais do que o habitual. Como se não bastasse, é um período em que a mulher perde cabelo com mais facilidade ou fica com pelos onde não tinha, como no queixo e nas bochechas.

E as espinhas podem voltar. Por isso, é hora de ir ao seu ginecologista.

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias