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Dez dicas de filmes nacionais para assistir e discutir em sala de aula

Títulos selecionados vão da animação O Menino e o Mundo ao documentário Edifício Master

17/03/2016 - 08h02min

Atualizada em: 17/03/2016 - 11h06min


Douglas Roehrs
Douglas Roehrs

Em 26 de junho de 2014 entrou em vigor a lei 13.006, que estabelece a obrigatoriedade da exibição de, no mínimo, duas horas mensais de filmes brasileiros nas escolas de Educação Básica. Com a volta às aulas, o Diário Gaúcho organizou uma lista com produções que, por diferentes motivos, podem colaborar no aprendizado dos alunos - principalmente no que diz respeito à sua formação estética e ética.

– Os títulos selecionados são muito férteis para o trabalho em sala de aula – analisa Fabiana de Amorim Marcello, professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Ufrgs. Para ela, tão importante quanto discutir os temas que filmes evocam, é valer-se da própria linguagem cinematográfica para mobilizar discussões em aula:

– Mergulhar no cinema, fazendo da própria linguagem um tema de discussão, pode ser também uma boa aposta.

Confira as dicas, que estão acompanhadas de temas para debate.

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O Menino e o Mundo

O Menino e o Mundo, de Alê Abreu (Animação, 2013, 80min). Sinopse: menino deixa a casa em que vive e inicia jornada de autodescobrimento enquanto busca seu pai. Temas para debate: vida adulta e trabalho, tecnologia, êxodo rural, estilos de animações.


O Auto da Compadecida, de Guel Arraes (Comédia, 2000, 104min). Sinopse: as aventuras dos nordestinos João Grilo, um sertanejo pobre e mentiroso, e Chicó, o mais covarde dos homens. Baseado na obra de Ariano Suassuna. Temas para debate: identidades culturais, religiosidade, nordeste e adaptação literária.


Xingu

Xingu, de Cao Hamburger (Drama, 2012, 102min). Sinopse: a aventura de três irmãos responsáveis pela fundação do Parque Nacional do Xingu. Temas para debate: como vivem e são tratados os índios do Brasil, processo de colonização brasileira, reservas ecológicas, biodiversidade.


O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger (Drama, 2006, 110min). Sinopse: filho de militantes de esquerda se adapta à nova realidade na década de 1970. Temas para debate: ditadura militar, direitos humanos, política, democracia, judaísmo, capitalismo e comunismo.


Hoje Eu Quero Voltar Sozinho

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro (Drama, 2014, 96min). Sinopse: adolescente cego se apaixona por novo colega de classe. Temas para debate: descoberta da própria sexualidade, deficiência física, gênero, preconceito, adolescência, bullying.


Edifício Master

Edifício Master, de Eduardo Coutinho (Documentário, 2002, 110min). Sinopse: cotidiano de moradores do Edifício Master, no Rio de Janeiro. Temas para debate: diferenças entre obras de ficção e documentários.


Que Horas ela Volta

Que Horas ela Volta, de Anna Muylaert (Comédia dramática, 2015, 112min). Sinopse: filha de empregada doméstica viaja de Pernambuco a São Paulo para prestar vestibular e não se comporta da forma como os patrões da mãe esperam. Temas para debate: desigualdade social, preconceito de classe, regionalidades, centros econômicos nacionais, roteiro.


Central do Brasil

Central do Brasil, de Walter Salles (Drama, 1998, 113min). Sinopse: mulher ajuda criança desamparada a achar o seu pai no sertão nordestino. Temas para debate: arranjos familiares, condição sócio-econômica brasileira.


Lixo Extraordinário

Lixo Extraordinário, de Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley (Documentário, 2010, 99min). Sinopse: o trabalho do artista plástico Vik Muniz com catadores de material reciclável no aterro de Jardim Gramacho. Temas para debate: arte contemporânea, exclusão social, o que é documentário.


Última Parada 174

Última Parada 174, de Bruno Barreto Drama, 2008, 110min Sinopse: ficção baseada na história verídica de jovem que sequestrou um ônibus com vários reféns. Temas para debate: uso de drogas, pobreza, violência urbana.


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