Entretenimento



Falando de Sexo 

Você desconfia de que seu filho seja gay já na infância?

O que define a orientação não é a prática, mas a atração sexual. Esta não se "inverte" nem tem "cura", porque só se cura doença, e isso não é doença. 

29/03/2016 - 20h00min

Atualizada em: 29/03/2016 - 20h01min


Andrea Alves
Lúcia Pesca
Enviar E-mail


Oi, meninas do Falando de Sexo. Estou vivendo um dilema, num clima de briga com o meu marido. Por isso, escrevo para vocês. Depois, vou ler a resposta publicada na companhia dele. Temos um filho que está com seis anos, e o meu marido acha que ele tem um jeito que parece gay. Como a gente pode saber se ele é homossexual?

Ninguém se torna homossexual, bissexual ou heterossexual por escolha. Vários estudos nas últimas duas décadas vêm mostrando que uma pessoa nasce com uma carga genética e, a partir daí, vai somando fatores educacionais, sociais e emocionais que indicam alguma definição sexual.

O que define a orientação não é a prática, mas a atração sexual. Esta não se "inverte" nem tem "cura", porque só se cura doença, e isso não é doença.

É uma ideia errada dizer que, pelos trejeitos do homem ou da mulher, dá para saber se é homossexual. Trejeito é um modo de se comportar diferente daquele adotado pela maioria das pessoas.

Pode ser apenas a dificuldade de se identificar com o gênero ao qual a criança pertence, devido à ausência de modelos claros na família. Mas isso não significa homossexualidade.

Outros referenciais

Quando o pai é muito machão, esse excesso de virilidade pode inibir um comportamento másculo. Ou a menina com atitudes mais masculinas pode estar querendo ser o oposto da mãe bonita e sensual.

Na faixa dos cinco ou seis anos, é muito cedo para se preocupar. Aguarde a criança entrar na escola.

Em geral, o contato com colegas, professores e pais dos amigos faz com que ela se identifique com modelos não oferecidos em casa, e a questão se resolve. Não se precipitem.

Assista ao vídeo sobre o assunto

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias