Entretenimento



Aqui Entre Nós

Documentário sobre Presídio Central de Porto Alegre leva a melhor em festival em Lisboa

Foram 248 inscritos no FESTin. O livro Falange Gaúcha (2008), que deu origem ao filme, foi escrito a partir de uma série de reportagens publicadas no Diário Gaúcho, de autoria do jornalista Renato Dornelles. 

15/05/2016 - 12h20min

Atualizada em: 15/05/2016 - 13h15min


Flávia Requião
Flávia Requião
Enviar E-mail

O documentário Central, inspirado no livro Falange Gaúcha (2008), foi o grande premiado no Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin), que terminou no dia 11, em Lisboa, Portugal. A obra que deu origem ao filme foi escrita a partir de uma série de reportagens publicadas no Diário Gaúcho, de autoria do jornalista Renato Dornelles.

E a estreia em festivais internacionais já começou arrancando aplausos da plateia. Foram 248 inscritos no FESTin.

– Para o grande público, a previsão é de que o Central esteja no circuito de exibição dos cinemas no segundo semestre – avisa Renatinho, que coproduziu o documentário, dirigido e produzido por Tatiana Sager.


A produção em longa-metragem retrata a realidade do Presídio Central de Porto Alegre e o funcionamento das facções criminosas. Desde dezembro, já vem tendo um desdobramento social quando passou a ser exibido na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase).

Lá, após cada sessão, acontece um debate com os internos.

– Porque é onde acontece a decisão de se seguir no crime ou não. É uma forma de alerta e também de conscientização desses adolescentes – destaca o jornalista, que ainda relata como tem sido a recepção ao documentário dentro da Fase:

– Alguns se assustam com o que veem, outros fazem pouco caso dizendo que já sabem que as coisas são assim mesmo.

Leia mais sobre famosos e entretenimento


MAIS SOBRE

Últimas Notícias