Entretenimento



Falando de Sexo 

Esqueceu de tomar o anticoncepcional? Saiba como funciona a pílula do dia seguinte

Este medicamento tem diminuído a taxa de gravidez indesejada e evitado abortos. Mas, se ingerida mais de uma vez por mês, perde o seu efeito.  

17/05/2016 - 20h00min

Atualizada em: 17/05/2016 - 20h01min


Andréa Alves
Enviar E-mail
Lúcia Pesca
Enviar E-mail


Tive relações sexuais com o meu namorado sem camisinha. No outro dia, às 14h30min, tomei a pílula do dia seguinte, mas, logo, caí na besteira de ter relações sem preservativo de novo. Ingeri a outra pílula 12 horas depois. Há risco de engravidar?

Se eu tomar a pílula do dia seguinte quatro horas após a relação sexual desprotegida, tenho chances de engravidar?

A pílula do dia seguinte é um contraceptivo de emergência e deve ser usada apenas em último caso, quando você esquecer de usar camisinha, quando ela estoura no momento da ejaculação, ou ainda quando a mulher esquece de tomar anticoncepcional durante dois, três dias. Não é indicado fazer do seu uso um hábito nem tomar mais de uma dose por mês.

Este medicamento tem diminuído consideravelmente a taxa de gravidez indesejada e evitado abortos. Mas, se for ingerida mais de uma vez por mês, perde o seu efeito, aumentando o risco de gravidez.

E, como tem uma alta dose de componentes hormonais, pode causar algumas reações tais como náuseas, alteração do ciclo menstrual, dor de cabeça e diarreia. O principal objetivo da pílula é bloquear a ovulação e, com isso, dificultar a gravidez.

Eficácia

O indicado é que a mulher tome a pílula o mais próximo possível da relação sexual desprotegida. Porém, você tem até 72 horas para fazer isso.

Nas primeiras 24 horas, a sua eficácia gira em torno de 88%. Ela é vendida em dose única e em dois comprimidos.

Só que a pílula do dia seguinte não tem efeito cumulativo! Portanto, não faça sexo desprotegido.

Espere vir a menstruação e comece a tomar a nova cartela do anticoncepcional de forma regular. Cuide-se.

Leia outras colunas do Falando de Sexo


Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias