Entretenimento



 Falando de Sexo

DSTs: você não precisa fazer sexo para se contaminar

Em alguns casos, só o contato de uma pele com a outra já é suficiente para pegar alguma doença sexualmente transmissível.

05/06/2016 - 10h36min

Atualizada em: 05/06/2016 - 10h37min


Andréa Alves
Enviar E-mail
Lúcia Pesca
Enviar E-mail


Estou com 19 anos e ainda não fiz sexo. Só fico de brincadeira com um amigo. Esses dias, vi que tem uma bolinha perto da vagina. Fui no médico, ele disse que é HPV e não acreditou que não transei. Como pode ter acontecido isso?

O meu namorado começou a se coçar muito.Disse que era piolho e que eu deveria colocar um líquido, pois devo ter pego. Quanto às verrugas genitais do HPV, você não precisa ter feito sexo para pegar uma doença.

O contato com a pele é suficiente para espalhar o vírus. Alguns tipos provocam verrugas genitais e são inofensivos, mas outros podem levar ao câncer cervical ou anal. As vacinas devem proteger contra alguns tipos mais perigosos.

Os sinais das bolinhas são cor rosa ou verrugas levantadas, planas ou em forma de couve-flor. Muitas vezes, não há sintoma.

Coceira

Já os piolhos pubianos aparecem nos pelos da região e costumam ser vulgarmente chamados de "chatos". São minúsculos parasitas, muito diferentes daqueles da cabeça, que passam no contato próximo e podem ser aniquilados com loções indicadas pelo seu médico.

Entre os sintomas, estão coceira intensa e ovos minúsculos.

Não espere

E, já que estamos falando sobre a sua saúde sexual, saiba que a clamídia é uma doença comum, que pode levar à infertilidade. Acaba com antibióticos, mas passa despercebida, pois os sintomas são difíceis de perceber.

Nos homens, dá ardor, prurido na ponta do pênis, corrimento e dor ao urinar. Nas mulheres, gera coceira vaginal, cheiro e dor na relação e ao urinar.

Se você desconfia de qualquer um destes sintomas, procure rapidamente seu médico.

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias