Entretenimento



 Comportamento

Assédio sexual: saiba como reagir a duas situações no trabalho e na escola 

 Às vezes, pode ficar difícil perceber a diferença entre brincadeira, flerte e assédio propriamente dito. Confira exemplos e veja a melhor postura nestes casos.   

27/07/2016 - 20h00min

Atualizada em: 27/07/2016 - 20h01min



Tenho 14 anos de idade e ouço muito falar sobre assédio sexual, meninas. Mas, afinal de contas, como é possível saber, de fato, se estou sendo assediada, ou se é só uma brincadeira, e eu é que estou muito desconfiada?
O que é e como se caracteriza o assédio sexual? Se for o caso, o que devo fazer se notar que estou sofrendo com isso?


É todo comportamento sexual indesejado. Mas, às vezes, pode ser difícil perceber a diferença entre brincadeira, flerte e assédio. Veja!

1) "No trabalho, alguns homens bem mais velhos falavam que eu era linda e diziam: 'Ah se eu fosse 30 anos mais novo!'. Um se aproximou e cheirou meu cabelo". Ela poderia pensar que ele vai parar se deixar para lá, mas, quando a vítima não faz nada, até piora. Não fique calada! De modo calmo, mas claro, diga que você não vai tolerar esse tipo de comportamento. Se alguém tocá-la de um jeito inapropriado, diga: "Nunca mais encoste em mim!". Isso pegará a pessoa de surpresa, mas, se o assediador insistir, seja firme e confiante. Se ameaçar agredi-la, não o enfrente. Saia de perto e busque logo ajuda.

2) Ela morria de medo de um menino da escola de quase 2m de altura e 140kg. "Ele cismou que eu seria dele. Durante um ano, me atormentou e, certa vez que não tinha ninguém na sala de aula, começou a se aproximar de mim. Eu me levantei rápido e saí." As chances do assediador mudar são mínimas. Evite reagir às insinuações com um sorriso. Deixe claro na sua reação, incluindo a expressão facial, o que você não tolera. Não ria das piadas picantes nem participe de conversas sobre sexo, quando não se sente à vontade com o tema ou com a pessoa.

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Para dúvidas e sugestões, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias