Estrelas da Periferia
Conheça o grupo que gravará canção composta por Ronaldinho Gaúcho
Banda de pagode Fina Batucada, dos bairros Restinga e Nonoai, gravará faixa Porto Alegre É Meu Lugar, feita pelo ex-craque do Grêmio e da Seleção Brasileira.
Uma banda familiar, nascida na Restinga e no Bairro Nonoai, na Zona Sul da Capital, mas que estreitou seus laços em uma das praias mais populares do Litoral Norte: Pinhal. Assim é o grupo Fina Batucada, há três anos na estrada. No início, o sonho de formar uma banda de pagode foi protelado pela correria do dia a dia em Porto Alegre, mas acabou se concretizando no verão de 2013, com encontros dos integrantes na praia.
– Como nossa família tem casa em Balneário Pinhal, vamos para lá todo verão. Em 2013, começamos a tocar mais seguido e passamos a fazer alguns shows em um bar da cidade. Como tínhamos mais de tempo livre na praia, conseguimos engrenar a banda. E o pagode virou sensação, lotávamos o bar. Foi assim no verão inteiro – relembra Diga, que toca reco-reco no grupo e é primo de Vitor (surdo) e Bolão (tam-tam).
A proximidade dos integrantes da banda, aliás, é vista pelo músico como um fator positivo.
– Carregamos o nome da família no grupo. Temos muita intimidade, ajuda no dia a dia. Mas claro que, por exemplo, quando discutimos por coisas da banda, escolha de músicas, rumos, se reflete na família – comenta Diga.
Conheça outras histórias de Estrelas da Periferia
Com a benção de Ronaldinho
Mesmo com o pontapé inicial positivo, o grupo enfrentava perrengues, comuns em começo de carreira de boa parte das bandas. Até que, em julho de 2015, o grupo gravou a primeira música, Reacender. Porém, foi outra faixa, Porto Alegre é Meu Lugar, que acabou chamado atenção do público. A faixa Porto Alegre é Meu Lugar, composta por Ronaldinho Gaúcho e um amigo, no tempo que jogava no Atlético, chegou ao conhecimento do grupo, que gostou da canção.
– A gente ouviu e começou a colocá-la no nosso repertório. O Ronaldinho escutou a nossa versão e autorizou que a gente grave a faixa – comemora Diga.
Em agosto, na quadra da Praiana, o Fina Batucada grava seu primeiro CD, ao vivo, que terá, no repertório, a canção do craque.Ainda integram o grupo Fina Batucada Henrique (violão), Bolão (tam-tam) e Rafael (pandeiro).
Leia mais sobre famosos e entretenimento
Pitaco de quem entende:
Markinhos, vocalista do grupo Vírus do Samba, fala sobre o Fina Batucada:
– Já assisti a alguns shows do grupo e considero um dos melhores na atualidade na noite de Porto Alegre. A musicalidade é ímpar, traz músicos que já passaram por outras bandas do cenário. A canção Reacender é uma excelente novidade no pagode do Rio Grande do Sul.
Mande seu material
– Para participar, mande um pequeno histórico da sua banda, dupla ou do seu trabalho solo, músicas em MP3 ou clipe e um telefone de contato para jose.barros@diariogaucho.com.br
– Para falar com o Fina Batucada, ligue para o telefone 9266-9761.