Cultura e Lazer



Falando de Sexo

Como identificar se você está com uma doença sexualmente transmissível

Muitas DSTs têm sintomas semelhantes. Algumas não apresentam nenhum. Fique atento! 

26/08/2016 - 15h17min

Atualizada em: 26/08/2016 - 15h37min


Andréa Alves
Enviar E-mail
Lúcia Pesca
Enviar E-mail

Oi, meninas! Aqui em casa, toda família ama ler vocês! A gente ri com as historias, se diverte, se espanta, mas mais do que tudo, aprende muito com o que escrevem. Eu e o meu marido estávamos falando que nós queremos saber como a gente pode identificar quando uma pessoa está com uma DST (doença sexualmente transmissível). Desculpa se estamos sendo repetitivos, mas a gente não sabe e confia em vocês.

Queridos leitores, somos gratas pela confiança! E nunca é demais falarmos sobre doenças sexualmente transmissíveis, então, vamos lá.

Muitas DSTs têm sintomas semelhantes. Algumas não apresentam nenhum. Assim, nem sequer pense em diagnosticar ou tratar-se sem falar com um médico! Fiquem atentos para os sinais e peçam ajuda quando precisarem.

Alerta

Vocês podem descobrir mais sobre os sinais específicos de DSTs e tipos. Mas, para ajudá-los, aqui vão alguns sintomas que são facilmente identificados.

/// Homens: algum machucado no pênis, cabeça do órgão dolorida, sensível ou inflamada, dor testicular ou até um desconforto.

/// Mulheres: corrimento vaginal incomum – mudança na textura ou na cor –, sangramento entre períodos menstruais e genitais inflamados.

/// Eles e elas: sensação de ardor ao urinar, coceira, bolhas ou feridas na região genital. Além disso, na boca. Dor durante o sexo, corrimento ou prurido anal, febre e sintomas de gripe com alguma das situações acima. Se vocês identificaram algum destes sintomas em si ou no seu par, procure um médico. Busque fazer uma avaliação precisa.

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Tire suas dúvidas em falandodesexo@diariogaucho.com.br






MAIS SOBRE

Últimas Notícias