Campo e Lavoura



Expointer

Fim de semana tem programação campeira em Esteio

Feira que será aberta neste sábado tem variado cardápio de atrações, incluindo atividades gratuitas

27/08/2016 - 03h08min

Atualizada em: 29/08/2016 - 09h40min



O Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, abre os portões a partir das 9h deste sábado para a 39ª edição da Expointer. Quem visitar a mostra no fim de semana terá à disposição um variado cardápio de atrações, desde provas e julgamentos de animais, passando por gastronomia diversificada e programação cultural. A feira prossegue até o próximo domingo, dia 4 de setembro. Veja uma seleção com as principais atrações do evento.

Leia mais:
Final do Freio de Ouro tem início em Esteio
Abertura oficial da Expointer deverá ter presença de quatro ministros do governo Temer
Parque Assis Brasil com jeito de cidade para a Expointer

O que ver no fim de semana

Provas com cavalos
Para os apaixonados por cavalos, a grande pedida é a final do Freio de Ouro, maior competição da raça crioula. As provas ocorrem no sábado e no domingo. Mas não é a única oportunidade para ver equinos em ação. Mangalarga, árabe, appaloosa e paint horse também vão à pista em disputas funcionais.

Demonstrações com cães
Há oportunidade ainda para quem gosta de cães, com exposição e demonstrações de raças como ovelheiro gaúcho, cimarrón uruguayo e buldogue campeiro.

A alma da exposição
Estrelas da Expointer desde as primeiras edições, diversas raças ovinas e bovinas terão julgamento no fim de semana. Isso sem falar em pequenos animais, aves, chinchilas e coelhos, que costumam chamar a atenção da criançada.

Oficinas e palestras
Quem quiser aprender, principalmente na área de gastronomia, vai encontrar grande número de oficinas e cursos técnicos no fim de semana.

Tecnologia de ponta
As máquinas agrícolas, motor dos negócios em Esteio, também prometem um show de tecnologia. As fabricantes levam ao parque de exposições o que de mais moderno existe à disposição da agricultura brasileira.

Delícias da colônia
Sucesso nas últimas edições, o pavilhão da agricultura familiar promete um sabor especial aos visitantes. São 170 bancas de agroindústrias que comercializam produtos típicos da culinária colonial, como salames, queijos, pães, bolos, cucas, doces, vinhos, sucos e outras delícias.

Artesanato gaúcho
As possibilidades de compras se estendem à exposição de artesanato do Rio Grande do Sul, onde o público pode adquirir peças que refletem a cultura gaúcha em lã, couro e metal.

Para descontrair
A dica é o boulevard, na rua coberta do parque, com bares e restaurantes que oferecem a possibilidade de lazer e confraternização.

O QUE APRENDER DE GRAÇA
Com a gastronomia e a atenção à alimentação saudável em alta, a feira oferece diversas oficinas sobre receitas e cortes de carnes. Para participar, basta ir até os locais dos eventos.

Vitrine da alimentação e nutrição
Sábado: 10h (bolo de cenoura), 11h (arroz sete grãos com legumes), 12h (risoto vegetariano), 14h (penne ao molho de berinjela e tomate), 15h (salada com repolho roxo) e 16h (panqueca de beterraba recheada com ricota e nozes).

Domingo: 10h (sequilhos de casca de laranja), 11h (suco de laranja, couve e gengibre), 12h (guacamole e suco antioxidante/energizante), 14h (mousse de abacate e cacau), 15h (bolo de banana com casca) e 16h (mousse de mamão).

Onde: Salão do Empreendedor, no Pavilhão Internacional.

Vitrine do Leite
Sábado e domingo: 10h, 12h, 14h e 16h.
Onde: Pavilhão do Gado Leiteiro.

Receitas da Emater
Sábado: torcidinho de folha de batata-doce (9h30min) e esfiha de ora-pro-nobis (15h).

Domingo: vitamina de açaí com broto de alfafa (9h30min) e sequilhos de araruta com amendoim (15h).

Onde: Espaço Emater.

Receitas da Embrapa
Sábado: culinária com butiá (14h) e molho de pimenta (16h).
Onde: Casa da Embrapa.

Vitrine da carne gaúcha
Sábado e domingo: 10h (carne bovina), 11h30min (ovina), 14h (suína) e 16h (bovina).

Onde: Salão do Empreendedor, no Pavilhão Internacional.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias