Entretenimento



7º aniversário

VÍDEO: Renomado maestro Isaac Karabtchevsky tem encontro emocionante com gurizada da Orquestra Jovem do RS

Maestro é um dos nomes mais importante da música clássica no Brasil atualmente

26/08/2016 - 11h42min

Atualizada em: 26/08/2016 - 16h02min


Elana Mazon
Elana Mazon
Enviar E-mail

Pouco antes das 19h da última quarta, o clima era de pura ansiedade nos bastidores do Theatro São Pedro. Cerca de 70 integrantes, dos 90 que participam da Orquestra Jovem de Porto Alegre, ensaiavam as últimas notas antes do sétimo Concerto de Aniversário do grupo, marcado para as 20h, que contou com a regência de um dos expoentes da música clássica nacional atualmente, o maestro Isaac Karabtchevsky.

No camarim, a violinista Maria do Carmo Becker Caldeira, 17 anos, não largou o instrumento nem enquanto postava uma foto do grande dia nas redes sociais. Moradora do Bairro Cavalhada, em Porto Alegre, ela faz parte da orquestra há cinco anos.

Leia outras notícias de entretenimento


Convidado ilustre
Maria do Carmo já viajou para diversos estados e também para o Uruguai, duas vezes, com o grupo. Mas o diferencial desta noite era a presença de um mestre:

– É uma grande honra recebê-lo. É um maestro supremo, um mestre que faz parte da música brasileira.

A presença de Isaac era especial também pela sua relação com o projeto. Enquanto foi regente da Ospa, ele participou ativamente da criação da Orquestra, fundada em 2009, quando ela ainda estava em fase embrionária. Hoje, também é diretor artístico da Orquestra de Heliópolis, uma das maiores comunidades carentes de São Paulo.

– O concerto cristaliza todo um movimento em relação aos jovens. Eles representam uma nova conscientização com relação ao poder da arte na vida de todos nós – disse o maestro.

Palco sagrado
O local não poderia ser mais especial: o palco do Theatro São Pedro foi o primeiro da Orquestra, além de ser um ícone da cultura gaúcha.

– Foi aqui que fizemos nossa primeira apresentação, em 2010. Tocar aqui é mais um estímulo para eles e para as famílias – afirmou a presidente da Orquestra, Carla Vitto.

Os pais de Maria do Carmo, o porteiro Marcelo, 45 anos, e a dona de casa Beatriz, 43, dividiam a ansiedade antes da apresentação através de gestos, já que ficaram em camarotes separados no teatro.

– Estar aqui, hoje, é fantástico. Esse projeto é a solução para todos os problemas da gurizada do nosso país! – falava, orgulhoso, Marcelo, que tem outros quatro filhos.

Depois do terceiro sinal, toda a ansiedade ficou de lado e deu lugar à emoção. Disciplina, responsabilidade e concentração – valores apontados por Maria do Carmo como os mais importantes aprendidos na orquestra – viraram música, que encantou crianças e adultos.

Saiba como participar da orquestra
/// Para participar, é preciso passar por um processo seletivo, que tem previsão de ser aberto no mês de outubro.

/// Inscreva-se e acompanhe o processo no site www.orquestrajovemrs.com.br.

/// É necessário ter entre dez e 14 anos, estar estudando e ter renda familiar de até três salários mínimos.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias