Entretenimento



Beleza

Aprenda a fazer escova no seu cabelo em casa

Especialista explica as diferenças entre as escovas e dá dicas para quem tem cabelos crespos, ondulados ou lisos

30/09/2016 - 07h06min

Atualizada em: 30/09/2016 - 07h07min


Elana Mazon
Elana Mazon
Enviar E-mail

Uma boa escova no cabelo é uma baita opção para quem gosta de se arrumar no dia a dia ou para quem tem um evento especial, mas a produção não exige um penteado tão elaborado. Mas nem sempre dá para pagar pela escova no salão, certo?

A boa notícia é que, segundo a professora do curso de cabeleireiro do Senac Centro Histórico Claura Abot, com alguns truques e os utensílios certos, você pode fazer em casa e ter um bom resultado.

– A escova começa ao lavar os cabelos. Use xampu duas vezes, e o condicionador, só do meio até as pontas – ensina a profissional.

As dicas podem ajudar, inclusive, quem quiser participar do concurso cultural do caderno Lady, cuja edição quinzenal estará de volta em 14 de outubro. Para se inscrever, basta responder até 9 de outubro à pergunta "Por que eu tô podendo?".

Leia mais
Os cadernos de personagens famosos que seu filho pede são mais caros? Faça você em casa a capa personalizada
Aumenta o número de mulheres acima dos 50 anos que tiram a primeira habilitação no RS
Qual é a melhor forma de lavar a calcinha para garantir sua saúde íntima

Algumas dicas valem para todos os cabelos. Outras dependem do fio.

A escova certa

/// As de tração (à direita), com cerdas mistas, servem para cabelos crespos. Com menos cerdas e vazadas (à esquerda), para lisos e ondulados.
/// Escovas finas ajudam a secar a parte da nuca. As grossas, o restante.
/// Quanto maior a escova, mais volume você terá.

Crespos

/// Depois de lavar, retire apenas o excesso de água dos fios.
/// Separe em mechas pequenas e seque primeiro a raiz, com a escova.
/// Não passe para o comprimento dos fios antes de a raiz estar seca e sem volume. Se necessário, use um spray para molhar o cabelo e recomeçar o processo.
/// No comprimento e nas pontas, use a escova para alisar ou modelar. Escova em cima do cabelo (como na foto) tira o volume. Escova embaixo do cabelo dá volume.

Ondulados

/// Depois de lavar os cabelos, use apenas o secador, sem o auxílio da escova, para tirar entre 40% e 60% da água dos fios.
/// Separe em mechas pequenas e seque primeiro a raiz.
/// O ar do secador deve atingir o cabelo sempre da raiz em direção às pontas. Caso contrário, os fios podem ficar arrepiados.
/// Para escovar a parte de trás do cabelo, separe mechas pequenas e escove no sentido para o lado. Se escovar para trás, você pode não alcançar o efeito desejado.

Lisos

/// Tire cerca de 80% da água dos fios usando apenas o secador, sem a escova.
/// Como nos outros casos, separe o cabelo em mechas e comece a secar pela raiz.
/// Para dar aquele efeito de pontas viradas e com movimento, use uma escova fininha para imitar o resultado de um rolinho no cabelo enquanto usa o secador. /// Sem tirar a escova do lugar, finalize com um jato de ar frio, para ajudar a fixar.

Leia mais notícias



MAIS SOBRE

Últimas Notícias