Entretenimento



Faça o teste!

Confira cinco famosos que deram uma guinada na carreira. E você, está preparado para mudanças? 

O primeiro passo é estar ciente que a vida possui fluidez, e as coisas podem mudar rapidamente

11/09/2016 - 14h30min

Atualizada em: 11/09/2016 - 14h32min


Elana Mazon
Elana Mazon
Enviar E-mail

A vida é cheia de surpresas, e, em muitos aspectos, pode mudar sem aviso prévio. No mundo das celebridades, isso é ainda mais comum.
Trocas de programas, guinadas na carreira, oportunidades diferentes. É assim, de um dia pro outro, que tudo acontece, e, às vezes, até o público sente o baque.

A mesma coisa pode acontecer com você. Sua rotina, seu trabalho, seu relacionamento e até seu endereço podem mudar de repente, e ter a consciência disso é um dos primeiros passos para lidar bem com as possíveis transformações.

Leia outras notícias sobre famosos e entretenimento


Quem orienta é a psicóloga e professora da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul Lilian Weber, que ajuda Retratos da Fama a montar o teste: você está mesmo preparado para mudanças?

Mestre na arte de se reinventar

Pedro Bial é mestre quando o assunto é se reinventar. Ele começou como jornalista na década de 1980, trabalhando no Jornal Hoje, Globo Repórter e Fantástico.

Como correspondente internacional, cobriu grandes eventos mundiais como a queda do Muro de Berlim. E deu início a uma nova fase em sua carreira em 2002, ao assumir o comando do Big Brother Brasil. Paralelo ao reality show, apresentou o Na Moral, entre 2012 e 2014, no qual recebia convidados para debater temas polêmicos da atualidade.

No fim de semana passado, assumiu uma atração que leva o seu nome no GNT e deixa a casa mais vigiada do país para ter um programa de entrevistas na TV Globo, com estreia prevista para 2017, no horário de Jô Soares.

– Estou muito entusiasmado com mais esta aventura. Falar em desafio é pouco. É um compromisso de manter o horário como um espaço livre para expressão e manifestação de opiniões – disse o apresentador.

A mala vai cheia:
– Levo comigo minha trajetória como jornalista, profissional de tevê, desde os tempos de repórter de rua até a minha experiência como apresentador do BBB.

Em tempo: Bial se submeteu a uma cirurgia no coração em que foram feitas três pontes de safena. Segundo a TV Globo, ele passa bem.

Versatilidade

Os telespectadores estão tão acostumados a ver Glenda Kozlowski na tevê que muitos, talvez, não saibam que ela começou a sua carreira como atleta. Foi quatro vezes campeã mundial de body-boarding, além de ganhar outras disputas.

Em 1992, veio a sua primeira experiência na telinha, no canal Top Sport – que, mais tarde, se tornaria o SporTV. Glenda foi para a Globo em 1996 e, durante 15 anos, brilhou no Globo Esporte e Esporte Espetacular, além de participar de transmissões e coberturas de eventos como Copas do Mundo, Olimpíadas e desfile das escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro.

Neste ano, a morena de 42 anos comprovou, mais uma vez, a sua versatilidade, durante os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, como narradora das competições de ginástica, natação e atletismo. Glenda, aliás, foi a primeira mulher a ocupar esta função na TV Globo.

E parece que a experiência deu certo: agora, ela deixa o time do Esporte Espetacular para se dedicar às narrações de eventos ao vivo, além de fazer reportagens e quadros especiais.

Virada de chaves

O novo desafio pode surgir de onde menos se espera. Foi o que aconteceu com Luciano Périco, que era repórter das torcidas da Rádio Gaúcha (600 AM e 93.7 FM) e, há pouco mais de uma semana, responde pelo cargo de narrador de futebol da RBS TV.

Apesar do desejo de ser narrador, o comunicador admite que o novo crachá o pegou de surpresa:

– Estou em um período de adaptação, como em qualquer grande mudança, e de muito aprendizado. Tem sido muito legal. Quando as pessoas do novo ambiente nos recebem bem, é uma grande ajuda. É o que está acontecendo comigo.

Além de se adaptar a um novo veículo, Lucianinho teve de mudar a sua rotina. Agora, as arquibancadas ficaram para trás, mas ele segue como âncora do Hoje Nos Esportes e do Show Dos Esportes da Gaúcha.

– Um trabalho diferente também é uma motivação nova. E a mudança também causa um crescimento pessoal – avalia o novo narrador, cheio de gás.

Pop

Referência dentro dos estúdios da Rádio Gaúcha (600 AM e 93.7 FM), especialmente na política, Kelly Matos, agora, é a nova repórter esportiva da rádio e atua nos estádios de futebol, junto à torcida do Inter.

– Nunca me acomodei quando dominava um assunto. Foi assim em 2011, quando mudei pra Brasília. Depois, quando voltei. E, agora, começo tudo do zero, outra vez - diverte-se a bela.

Mas a expectativa é grande:

- Me perguntaram se dá frio na barriga. Frio? Dá uma massa de ar polar inteira!

Retorno às origens

Com 15 anos de carreira, Wanessa Camargo já se aventurou por diversos estilos musicais sem medo das críticas. Ela já chegou a deixar o sobrenome da família de lado, mas voltou a usá-lo.

Depois de cantar em português e com estilo pop, inspirado em divas internacionais, a mais recente decisão foi dar voz ao seu lado romântico e voltar a cantar sertanejo. O ritmo consagrou o seu pai, Zezé Di Camargo, e o tio Luciano como dupla nacional.

– O tipo de música que eu fazia não combinava com português. Já com o caminho do pop no Brasil, eu não me identifico. Minha pegada é romantismo, e o sertanejo é uma marca forte do meu próximo álbum – explicou Wanessa ao jornal Extra, referindo-se ao seu CD que deve ser lançado neste semestre.

As críticas podem até existir. Mas a cantora nem dá bola:

– Sempre vai ter alguém achando que ainda é muito pop para ser sertanejo. Mas estou fazendo o que acredito.

Esteja aberto para a vida!

Há alguns anos, a estabilidade era um pressuposto da vida. O plano de quase todo mundo era ter um emprego e um relacionamento estável – esta era a lógica social. Hoje, o cenário mudou bastante.

Por isso, é preciso acostumar-se com a fluidez da vida, conforme recomenda a psicóloga da Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul Lilian Weber:

– Se começamos a nos dar conta de que tudo pode acontecer com qualquer um, como perder um emprego ou terminar um relacionamento, sentimos o baque. Mas podemos lidar com as situações com mais facilidade.

E não pense que só as coisas ruins geram preocupação:

– Qualquer situação que nos tira da zona de conforto, até aquelas que desejamos, podem causar estresse.

Faça o teste:



MAIS SOBRE

Últimas Notícias