Cultura e Lazer



Morte de Domingos Montagner

E agora, como fica Velho Chico?

A tragédia envolvendo o protagonista da novela das nove deixa um vazio impossível de ser preenchido

17/09/2016 - 10h00min

Atualizada em: 17/09/2016 - 22h17min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
Mauricio Fidalgo / TV Globo

Como lidar com o FIM antes do último capítulo?

Personagem de Domingos Montagner será mantido até o final de "Velho Chico"

Ele foi tragado pelas águas do rio São Francisco, enquanto ela, desesperada, tentava em vão salvá-lo. Poderia ser uma cena da novela, mas infelizmente, foi a triste e irônica realidade que arrebatou Domingos Montagner e Camila Pitanga às margens do Velho Chico.

Caiuá Franco / TV Globo

Além do sofrimento e comoção causados pela morte trágica do ator, a equipe da novela precisa decidir sobre os rumos da trama. Como preencher o vazio deixado pelo protagonista a duas semanas do final?

Caiuá Franco / TV Globo

Pouco se sabe até o momento sobre as decisões práticas tomadas pela direção e autores da novela. Domingos Montagner gravava os últimos capítulos, cujas cenas finais teriam o rio como cenário. A única certeza é que Benedito Ruy Barbosa fará uma bela homenagem ao ator, como já adiantou à colunista Patrícia Kogut:

– Ainda não imaginei nada, mas o coração é que vai falar na hora de escrever. Temos que pensar na novela, mas a hora agora é de pensar nessa grande pessoa que foi o Domingos.

João Miguel Júnior / TV Globo

O autor disse ainda que nunca passou por um choque tão grande na vida e que não parou de chorar e rezar desde que recebeu a notícia.

Em uma situação tão delicada, talvez fosse uma boa alternativa ouvir a família de Domingos Montagner antes de tomar qualquer decisão sobre o futuro do personagem. Assim, em comum acordo, seria decidida a melhor forma de homenageá-lo sem desrespeitar os entes queridos e a memória do ator.

O trauma de Camila Pitanga

Além da perda terrível de Domingos Montagner, a produção da novela terá ainda que lidar com o trauma de Camila Pitanga, abalada por não ter conseguido salvar o colega. Talvez ela não tenha condições de voltar a gravar e, assim, a novela perderia os dois protagonistas de uma só vez. Santo e Tereza precisam de um final feliz, mas como mostrar isso se a realidade é tão triste?

Mauricio Fidalgo / TV Globo

Poucos capítulos atrás, Tereza sentiu que Santo estava em perigo e o trouxe de volta à vida com seu amor. No drama real vivido por Camila Pitanga, Domingos Montagner escapou de suas mãos apesar de seus esforços. "Eu segurei a mão dele, pai", disse à atriz ao pai, Antonio Pitanga. Imaginem a dor dessa mulher? Ninguém a condenará se ela não tiver condições emocionais de voltar ao trabalho.

Quando a realidade supera a ficção

A comoção causada pela morte de Domingos Montagner lembra um pouco o caso Daniella Perez, em 1992. Guardadas as devidas proporções, é claro, e levando em conta que um assassinato é bem diferente de uma fatalidade.

Reprodução / Facebook

Em 1992, a filha da autora Gloria Perez foi morta pelo colega de cena, Guilherme de Pádua. Na trama, os dois viviam o casal Yasmin e Bira, e o personagem dele, ironicamente, era um homem ciumento e ameaçador. Apesar de não ser a protagonista, Daniella tinha um papel de destaque na história. A situação era ainda mais complicada por ser filha da autora, que obviamente não teria condições de colocar um ponto final no trabalho.

A solução encontrada, na época, foi criar uma oportunidade de emprego para a personagem Yasmin, que trabalharia como modelo no exterior. Uma dublê aparecia no aeroporto, de costas, na cena de despedida da moça. O último capítulo mostrou ainda um clipe com imagens da jovem atriz, embaladas pela música romântica de sua personagem.

Velho Chico existe sem Santo?

Domingos Montagner não era apenas o protagonista de Velho Chico. Tudo girava em torno de Santo, o grande herói e a força que impulsionava a história. Como levar a novela adiante sem ele?

Caiuá Franco / TV Globo

Se na ficção não existem respostas, na vida real o futuro é ainda mais incerto. Querido pelos colegas de cena e por toda a equipe da novela, Domingos deixou um vazio impossível de preencher.

O jeito é ter em mente que o show precisa continuar, ou, neste caso, ser encerrado com dignidade. Domingos Montagner saiu de cena precocemente, mas as cortinas de Velho Chico só serão fechadas no próximo dia 30. Até lá, mesmo sem o palhaço que dava vida a esse picadeiro, os que ficaram precisam ter forças para o gran finale.

É difícil imaginar um final para Velho Chico sem Domingos Montagner, mas algumas alternativas precisam ser pensadas para essas últimas duas semanas de novela. As últimas cenas gravadas pelo ator devem ir ao ar na terça-feira, dia 20, então teremos aí 10 dias de uma lacuna quase impossível de ser preenchida.

Uma das opções seria entrar de vez no realismo fantástico proposto pela trama e, quem sabe, "rejuvenescer" Santo, a exemplo do que aconteceu em Império, quando Drica Moraes foi substituída por Marjorie Estiano como a personagem Cora. Neste caso, Renato Góes, intérprete do jovem Santo, poderia voltar à cena nesse desfecho.

TV Globo / Divulgação

Santo já escapou da morte tantas vezes, mas poderia ter um desfecho trágico como seu intérprete. O difícil seria mostrar isso sem mostrar, já que a presença física do ator não é mais possível.

Outra solução menos radical seria criar uma viagem de Santo e Tereza, levando em consideração a possível falta de condições de Camila Pitanga para voltar às gravações. Pelo menos na ficção, os dois teriam um final feliz.

TV Globo / Divulgação



MAIS SOBRE

Últimas Notícias