Cultura e Lazer



 Falando de Sexo

Entenda como funcionam o anel vaginal e o adesivo anticoncepcional

Conheça mais sobre estes dois métodos contraceptivos, mas não deixe de consultar seu médico antes de optar por algum deles.

25/09/2016 - 20h00min

Atualizada em: 25/09/2016 - 20h01min


Andrea Alves
Lúcia Pesca
Enviar E-mail


Tenho 17 anos, namoro um guri faz um ano e, depois de uns meses, pedi para a minha mãe me levar no médico porque eu queria tomar pílula anticoncepcional. Ela achava que era cedo demais, mas expliquei que eu estava tranquila do que eu queria. Deu tudo certo, porém, a pílula me deixou muito inchada, e parei de tomar. Quero saber sobre o anel que se coloca na vagina e um adesivo anticoncepcional.

Vá ao médico o quanto antes para rever seu método contraceptivo. O anel vaginal é flexível e, quando colocado na vagina, libera continuamente baixas doses de hormônios (estrogênio e progesterona), impedindo que aconteça a ovulação. Tem 5,4cm e é inserido uma vez por mês, durante três semanas.

Depois disto, a mulher deve tirá-lo e ficar sem usá-lo durante uma semana, quando, em geral, ocorre a menstruação. Se usar sempre o anel durante as três semanas, o efeito dos hormônios permanece no período de pausa, e não tem risco de engravidar. Após esta parada, um novo anel deve ser colocado.

Na primeira vez em que a mulher usa o anel, este deve ser inserido entre o primeiro e o quinto dia da menstruação. Ao mesmo tempo, recomenda-se lançar mão do preservativo nos primeiros sete dias para garantir a contracepção.

Fácil aplicação

Já o adesivo mede 4,5cm x 4,5cm, é fino, discreto e pode ser fixado em várias partes do corpo da mulher, por baixo das roupas ou em áreas expostas. Colocado na pele, libera diariamente uma pequena quantidade de hormônio, que é absorvida pelo organismo, prevenindo a gravidez da mesma forma que a pílula evita a ovulação.

É um contraceptivo de dosagem semanal e de fácil aplicação. A mulher só precisa se lembrar de trocar o adesivo uma vez por semana. Cuide-se!

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Dúvidas e sugestões, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br



MAIS SOBRE

Últimas Notícias