Entretenimento



Falando de sexo

Entenda o que são DSTs, seus sintomas e formas de contágio

É importante lembrar que a única forma de estar protegido é fazendo o uso de preservativo

21/09/2016 - 20h00min

Atualizada em: 21/09/2016 - 20h01min


Andréa Alves
Enviar E-mail
Lúcia Pesca
Enviar E-mail


Olá, Andréa e Lucia! Sou uma mulher de 28 anos e tive um longo namoro, mas, infelizmente, acabou, e faz um ano que estou solteira. Durante uns seis meses, fiquei arrasada, mas, depois, decidi que não ia mais chorar por quem não vale a pena! O problema é que transei com quatro caras diferentes nestes últimos seis meses, e o pior é que, com dois deles, foi sem camisinha.

Agora, estou com um líquido grosso, amarelo, um cheiro forte e muita coceira na vagina. Será que eu posso estar com uma doença sexualmente transmissível? O que poderia ser? Que tipo de remédio devo tomar? Desde já, muito obrigada pelos esclarecimentos!

Em primeiro lugar, você não deve tomar remédio algum, pois não sabe o que tem. O indicado é que você procure um ginecologista o quanto antes, para que ele te examine e solicite os exames corretos para um diagnóstico. Uma doença sexualmente transmissível, ou DST, é, basicamente, qualquer tipo de infecção bacteriana ou viral que pode ser transmitida através do contato sexual.

Contágio

Algumas DSTs podem ser transmitidas via sexo oral, outras podem ser transmitidas pelo contato sexual. Existem muitas DSTs, e, provavelmente, você já ouviu falar de algumas como clamídia, gonorreia, verrugas genitais, herpes genital, sífilis, HIV...

Algumas podem mostrar seus sinais poucos dias após o sexo desprotegido. Outras podem passar desapercebidas por um longo período. E ainda tem as que não mostram sintomas.

Então, vá logo ao médico para resolver mais rápido essa situação. E lembre-se que a única forma de estar protegido de contágio de DSTs é fazendo o uso de preservativo!

Escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br

Leia outras colunas aqui


MAIS SOBRE

Últimas Notícias