Explosão de sentimentos à flor da pele: entenda a TPM e seus sintomas - Entretenimento - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Falando de sexo05/10/2016 | 20h00Atualizada em 05/10/2016 | 20h00

Explosão de sentimentos à flor da pele: entenda a TPM e seus sintomas

Muitas mulheres ficam insuportáveis e sem a menor condição para suportar os outros nos dias que antecedem a menstruação

Andrea Alves e Lucia Pesca


Foto: Arte / DG

Numa boa, é impossível entender as mulheres! Tô namorando uma guria há um ano. Sou louco por ela, mas tem dias que eu a acho muito chata! Chego até a pensar que ela não gosta de mim. Só que a prima dela me disse para ficar tranquilo porque isso era TPM. Mas que coisa tão forte é essa que chega a mudar o comportamento da pessoa? 

Pois é, amigo, muitas mulheres ficam insuportáveis e sem a menor condição para suportar os outros. Brigam por qualquer bobagem, choram sem motivo aparente, acham todos chatos e tudo insuportável. É assim que muitas se comportam dias antes da menstruação chegar. Por isso, os namorados sofrem! 

A Tensão Pré-Menstrual, ou a famosa TPM, é um desequilíbrio hormonal que acontece no corpo feminino e está ligado ao ciclo menstrual. Atinge o comportamento de, aproximadamente, 75% das mulheres.

Pode ser ocasionada por vários fatores e está ligada ao pico de produção de estrogênio, hormônio feminino que produz a ovulação. Outras possibilidades são de que esta síndrome ocorre por conta do desequilíbrio de hormônios e, mais recentemente, de que esta alteração orgânica tem como o principal vilão o estresse. 

Quando nosso cérebro interpreta alguma situação estressante, provoca no organismo uma reação de alarme, como se fosse um susto, para, em seguida, voltar ao estado de equilíbrio.

O fato é que muitas mulheres sofrem com os sintomas que ocorrem nas duas semanas antes da menstruação e que podem se estender por alguns dias durante. Eles variam de ciclo para ciclo e de mulher para mulher.

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Dúvidas e sugestões? Escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros