Cultura e Lazer



 Falando de Sexo

Fique ligada e saiba quando o anticoncepcional perde seu efeito 

O ideal é tomar o comprimido sempre no mesmo horário. E não se pode substituir o que se toma regularmente pela pílula do dia seguinte.

17/10/2016 - 20h00min

Atualizada em: 17/10/2016 - 20h01min


Andréa Alves
Enviar E-mail
Lúcia Pesca
Enviar E-mail


Sou virgem. Na hora que eu for ter relação, preciso tomar remédio?

Se não ingerir anticoncepcional na hora certa, não tem eficácia nenhuma? Tomo para diminuir cólicas, fluxo e para prevenir da gravidez. Sou casada e uso preservativo.

Tomei anticoncepcional um dia antes, no dia da relação e no outro dia. Corro risco de engravidar?


Se tomar certinho, o risco é mínimo. O que provoca falhas é a pílula que não seja a mais indicada para você ou o uso incorreto ao longo do mês.

Um dos principais erros: esquecer-se de tomar uma pílula. Quando isso ocorre, você deve tomá-la assim que se lembrar.

Mas só vale se esqueceu apenas um comprimido. Se foram dois ou mais, o método perde a eficácia e, aí, é preciso providenciar imediatamente outra forma paralela de evitar a gravidez como o preservativo.

Continue tomando pílulas até o final da sua cartela para não sofrer alteração hormonal alguma. E use preservativo até vir a próxima menstruação.

A eficiência da pílula pode ser diminuída também por: má absorção devido a vômitos ou à diarreia, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e medicamentos que baixam os níveis de estrogênio ou progesterona.

Cautela

O ideal é tomar o seu anticoncepcional sempre no mesmo horário. E não se pode substituir o comprimido que se toma regularmente pela pílula do dia seguinte, recomendada apenas em situações emergenciais – como quando a camisinha se rompe ou se a mulher é vítima de estupro.

Este método altera o funcionamento hormonal do corpo feminino, gerando enjoos, vômitos e alterações menstruais intensas.

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Dúvidas e sugestões, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias