Cultura e Lazer



Falando de Sexo

Saiba como dar início à educação sexual dos pequenos em casa

Neste Dia das Crianças, vamos falar sobre sexualidade infantil. Nos primeiros meses de vida, o bebê chega a tocar os seus genitais, mas não intencionalmente. 

12/10/2016 - 09h15min

Atualizada em: 12/10/2016 - 09h17min


Andréa Alves
Enviar E-mail
Lúcia Pesca
Enviar E-mail


Minha esposa entrou no quarto de nossa filha, e ela estava com as pernas abertas e os dedos dentro da vagina. Foi um choque para nós, pois ela só tem nove anos. Minha esposa saiu e não disse nada. Ficou por isso mesmo, mas nossa preocupação é que ela tenha rompido o hímen ou se machucado com os dedos, fazendo algum movimento brusco enquanto se masturbava. O que devemos fazer?

Neste Dia das Crianças, vamos falar sobre sexualidade infantil. Nos primeiros meses de vida, o bebê chega a tocar os seus genitais, mas não intencionalmente.

Isso é muito frequente, e, nesta fase, a gente ainda não chama de masturbação. Só será considerado como tal a partir dos dois anos e meio, quando começa a se tocar de propósito.

Ela percebe, no banho ou em qualquer situação, que mexer nos genitais dá uma sensação gostosa. Então, passa a fazer de modo pensado. Não é necessário nenhuma ação além de adequar a situação ao espaço privado ou público.

Por exemplo, quando ela fizer isso na frente dos outros, diga a ela que não é hora e tente distraí-la.

Dialogue com jeitinho

Hoje em dia, a sexualidade está muito aflorada nas crianças. Por isso, é preciso estar atento e dar a elas coisas diferentes com as quais se ocupar.

Às vezes, inclusive, isto pode ser sinal de angústia. É preciso observar a criança e jamais reprimi-la, xingando e dizendo que isso é errado.

Fale que se tocar é uma forma de carinho, mas que ela precisa ter cuidado para não fazer com força e intensidade. A maneira afetuosa de conversar sobre esse assunto é o ingrediente mais importante nesta questão.

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Se tiver dúvidas ou sugestões, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias