Entretenimento



Falando de sexo

Saiba como reduzir os desconfortos provocados pela TPM

Irritabilidade e as mudanças de humor podem se transformar em verdadeiros estouros de raiva que prejudicam a vida pessoal e social

24/10/2016 - 20h00min

Atualizada em: 24/10/2016 - 21h38min


Andrea Alves
Lucia Pesca

Bem, amiga, ter TPM (tensão pré-menstrual) violenta é bem chato! É comum sentir inchaço (graças à retenção de líquidos), seios doloridos, dores de cabeça, cólicas, cansaço, irritabilidade, mudança rápida de humor e crises de ansiedade.

A irritabilidade e as mudanças de humor podem se transformar em verdadeiros estouros de raiva que prejudicam a vida pessoal e social da mulher. Até mesmo as mais apaixonadas são capazes de ter um ataque súbito de implicância e mau humor com o namorado.

Tratamento

É bem importante que você procure o seu ginecologista para que ele faça o diagnóstico e a oriente quanto à prevenção dos sintomas incômodos.

O tratamento pode consistir no uso de anticoncepcionais de baixa dosagem de hormônio, que inibem a ovulação e a menstruação, orientação alimentar para a ingestão vitaminas, exercícios físicos, além de psicoterapia para ajudar no autoconhecimento e aprender a lidar com as situações de estresse.

O seu namorado tem razão: no auge da TPM, as vezes, é melhor ele nem ficar muito perto para se preservar. Mas o melhor mesmo é ser atencioso e não provocar a sua ira. Aliás, homens, a dica é não fazer piadas sobre TPM, não perguntar se ela está de mau humor nem fazer qualquer tipo de cobrança.

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Se tiver dúvidas e sugestões, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br



MAIS SOBRE

Últimas Notícias