Entretenimento



Falando de Sexo

Usar pílula do dia seguinte com frequência faz mal? 

Fique atenta: o uso excessivo de hormônios pode prejudicar o organismo

20/11/2016 - 20h00min

Atualizada em: 20/11/2016 - 20h01min


Tomei a pílula do dia seguinte duas vezes no mês. Tenho medo de ter problemas de saúde ou efeito colateral grande.

Quanto tempo demora para vir a menstruação depois de ter tomado a pílula do dia seguinte?

Tomei a pílula do dia seguinte, mas fiz sexo sem preservativo novamente 24 horas depois. Posso tomar outra ou aquela ainda está valendo?


A contracepção de emergência ou pílula do dia seguinte deve ser usada o mais rápido possível após uma relação sexual desprotegida. De preferência, dentro das primeiras 72 horas (três dias). Porém, até o limite de 120 horas (cinco dias), ainda pode ser eficaz.

Leia outras colunas do Falando de Sexo


É importante saber, entretanto, que, a cada dia que passa, a eficácia contraceptiva deste tratamento reduz. É uma medicação para ser usada ocasionalmente, em situações de emergência. De forma alguma, a pílula do dia seguinte deve ser usada com frequência, tipo duas vezes ao mês, pois é, basicamente uma bomba hormonal.

Se você está usando repetidamente esta medicação é porque está fazendo tudo errado. O uso excessivo de hormônios feminino prejudica o organismo.

Ciclo menstrual
Basicamente o que a pílula do dia seguinte faz é alterar o ciclo menstrual, antecipando o momento da menstruação. A maioria das mulheres menstrua cerca de uma semana após o uso da pílula. Poucos dias de atraso não devem provocar pânico.

Porém, se a menstruação não descer entre três e quatro semanas após o uso da pílula do dia seguinte, a paciente deve fazer um teste de gravidez. É muito comum que a menstruação não venha exatamente igual ao habitual, pois o ciclo foi interrompido pela metade.

Se tiver dúvidas ou sugestões, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br



MAIS SOBRE

Últimas Notícias