Entretenimento



Com mais de 23 mil votos

Confira quem são os melhores da música em 2016

Wesley Safadão, Joca Martins, Banda Valente e Maiara & Maraísa são alguns dos agraciados pelos leitores e internautas do Diário Gaúcho, em um ano pra lá de musical

17/12/2016 - 07h02min

Atualizada em: 17/12/2016 - 07h02min


José Augusto Barros
Enviar E-mail
Safadão foi bicampeão

Em um ano no qual explodiram revelações no meio musical, enquanto nomes de sucesso se consolidaram, a tradicional eleição dos Melhores da Música de Retratos da Fama revela, agora, quem são os destaques de 2016, escolhidos pelos leitores e internautas no nosso site.

Foram 23.699 mil votos em sete dias, e o destaque, como costuma acontecer, ficou para a música feita no Rio Grande do Sul. E, aí, deu de tudo: desde uma gurizada nova até tauras mais tradicionais. Confira os agraciados. E que 2017 seja ainda mais musical!

CANTOR

É bi! Pelo segundo ano, o povo elegeu Safadão

Wesley Safadão - 51%
Tiago Iorc - 39%
Lucas Lucco - 10%

Pelo segundo ano consecutivo, deu ele! Um pouco antes da virada para 2016, a participação de Wesley Safadão no Especial de Natal da TV Globo já dava sinais de que este seria o ano do cearense de 27 anos. E, realmente, não teve pra ninguém. O cantor de forró lotou o palco principal do Planeta Atlântida, foi a grande atração do festival Villa Mix, no Estádio Beira-Rio, e esteve onipresente em programas de televisão, no noticiário de tevê e na internet. Ele ainda é presença confirmada no Planeta Atlântida 2017.

O segundo maior cachê do país, Wesley Safadão: dos palcos para a intimidade
Confira 11 curiosidades sobre o Wesley Safadão

Fenômeno nacional

Viu seus hits explodirem no país inteiro, como Camarote, A Dama e o Vagabundo e Solteiro de Novo, gravado com participação especial do craque de futebol Ronaldinho Gaúcho. Só estes três clipes têm, somados, 243 milhões de visualizações no YouTube.

A agenda também reflete este estouro: dos dias 15 a 31 de dezembro, são 17 shows marcados - mais de um por dia. Não é por acaso que o seu cachê, em torno de R$ 500 mil, é o segundo maior do país, perdendo somente para Roberto Carlos. O cearense colocou seu forró com pitadas de arrocha no centro das atenções de todo o país.

Destaque gaúcho

Valente conquistou o Brasil em 2016

Banda Valente – 59%
Rodrigo Ferrari – 30%
Ian Ramil – 11%

Este ano foi um divisor de águas para os gaúchos da banda Valente. Até se apresentar no SuperStar, da TV Globo, sua fama era limitada a Estância Velha, cidade natal dos músicos. Após a exposição no reality show musical, o Brasil passou a curtir essa combinação de rock e pop.

VÍDEO: Um papo regado à música com os gaúchos do SuperStar

– Foi o ano da Valente! Tivemos uma visibilidade nacional muito grande. Nestes últimos quatro, cinco meses, fizemos 49 shows, um número muito bom, tendo em vista a crise no país e poucos investimentos em cultura. E o mais legal é que a gente está sendo reconhecido como banda Valente, não como "um grupo do SuperStar" – avalia o vocalista Raoni Forian.

Gratidão

O músico celebra a conquista do título dado pelos leitores e internautas de Retratos da Fama:

– A gente fica muito feliz de ter esse prêmio no nosso currículo! É mais um motivo de muita alegria para coroar este trabalho que fizemos. Agradecemos imensamente à galera que votou.
Para 2017, a Valente prepara o primeiro CD com hits que fizeram sucesso no programa como Sem Toda Minha Alegria e Teu Ser.

NATIVISMO

Joca Martins – 54%
Marcello Caminha – 34%
Os Monarcas – 12%


Joca Martins, 48 anos, é um dos grandes nomes de uma geração forte da música nativista. Um sopro de renovação celebrado pela velha-guarda da cultura daqui.Tanto que ele foi citado por Jayme Caetano Braun (1924 - 1999) como "um intérprete que possui o indispensável ao cantor crioulo: autenticidade". E 2016 foi especial para Joca.

Joca Martins entra na onda da selfie

Além de ser eleito o nativista do ano pelos leitores do DG, ele celebrou outras conquistas. Comemorou 30 anos de carreira, gravou o álbum Barulho de Campo, que virou série na internet (disco em capítulos, em que conta histórias de suas músicas e canta, disponível no canal de Joca no YouTube), e ainda gravou o DVD 30 Anos, que será lançado em 2017.

Reconhecimento

– Foi um ano intenso de atividades, de gravações e lançamentos. Agradeço muito o carinho dos amigos, leitores e internautas do Diário Gaúcho. É tão importante esta valorização aos artistas. Obrigado por tudo! Estou feliz, é bem importante para mim – afirma Joca.

BANDA DE BAILE

Julian e Juliano & Só Vanerão – 56%
BandaVanera – 31%
Os Federais – 13%

Com 18 anos de estrada, os gaúchos de Julian e Juliano & Só Vanerão celebram o bom ano de 2016. A banda, natural de Osório, tem dez CDs gravados, um DVD, e uma agenda com média de 20 shows mensais emplacados neste ano que se encaminha para a reta final.

Ao longo da sua trajetória, o grupo vem mostrando toda a sua versatilidade ao atuar em parceria com nomes conhecidos do nosso nativismo, como a dupla César Oliveira & Rogério Melo e João Luiz Corrêa, além de interagir com o meio sertanejo, quando gravou a faixa Curtição com Gusttavo Lima.

Nos bailes, só dá Julian e Juliano & Só Vanerão

O mais recente CD de Julian e Juliano & Só Vanerão foi lançado na Semana Farroupilha. E já teve cerca de 30 mil cópias vendidas.

Humildade

– Fomos agraciados! Por isso, o nosso muito obrigado. Agradecemos aos fãs e amigos que tiraram um tempinho para votar na gente – declara Juliano, faceiro com o resultado da eleição:

– Somos gratos pelo carinho e por acompanharem o nosso trabalho.

REVELAÇÃO

Maiara & Maraísa – 57%
Simone & Simaria – 27%
Naiara Azevedo – 16%

Só deu Maiara & Maraísa em 2016

O ano foi dominado pela mulherada na música sertaneja. As gêmeas Maiara e Maraísa, 28 anos, de São José dos Quatro Marcos, em Mato Grosso, cantam desde os cinco anos, mas foram suas composições que as fizeram serem respeitadas por nomes como Jorge & Mateus e Cristiano Araújo (que morreu em 2015): eles gravaram, respectivamente, Prisão Sem Grade e Caso Indefinido.


Conheça os cinco novos talentos sertanejos do Brasil

Cinco artistas mostram por que as mulheres dominaram a música sertaneja

Agenda lotada

A mais recente canção delas, Você Faz Falta Aqui, foi a quarta mais tocada no país na última semana de novembro, segundo a Crowley, que monitora a execução de hits. Com 25 shows mensais e cachê médio de R$ 120 mil, elas alcançaram o estrelato na música nacional.

Por e-mail, Maiara agradeceu aos leitores e internautas de Retratos da Fama pela escolha:

– É muita gratidão! Ficamos felizes. Vivemos uma relação muito próxima com o público do Sul desde o começo da carreira. Então, queremos deixar o nosso muito obrigada e um beijo enorme no coração de cada leitor!

CANTORA

Ludmilla ganhou de lavada

Ludmilla – 67%
Marília Mendonça – 26%
Anitta – 7%

Concorrendo com dois nomes fortes - Anitta, a queridinha da música nacional, e a estourada Marília Mendonça -, Ludmilla não deixou as concorrentes chegarem nem perto e foi eleita a cantora do ano de lavada, muito à frente da carioca e da goiana. Em 2016, a funkeira chamou a atenção de todas as maneiras.

Novo clipe de Ludmilla tem beijo lésbico

Nos holofotes

Em abril, quando completou 21 anos, comemorou a data com um festão que durou três dias, em sua casa, no Rio. Em outubro, com os cabelos verdes, abusou da transparência que deixava o bumbum à mostra no Prêmio Multishow.

Mas é claro que ela também foi assunto pela sua música. O clipe da mais recente, Sou Eu, já está com 13 milhões de visualizações no YouTube. Coroando o seu ano, a carioca foi indicada ao Europe Music Awards (EMA), prêmio da MTV, na categoria melhor cantora.

Leia mais sobre famosos e entretenimento




MAIS SOBRE

Últimas Notícias