Cultura e Lazer



Falando de Sexo

Herpes genital: fique ligado nos sinais e riscos de contágio

O vírus pode ser passado mesmo se a pessoa não tem sintomas nem vestígios de infecção. 

07/12/2016 - 20h02min

Atualizada em: 07/12/2016 - 20h04min


Andréa Alves
Enviar E-mail
Lúcia Pesca
Enviar E-mail

A minha namorada está com herpes genital. Ela disse que nunca havia tido e que não se relacionou com outra pessoa nesses dois anos que está comigo. Eu não tenho herpes. Quais são as outras formas de contrair a doença?

Minha filha de dez anos foi diagnosticada com herpes genital. Ela é uma criança, como pode ter contraído?


Calma, gente! Antes de acusar ou questionar sobre como ocorreu a contaminação, vocês devem buscar informações.

Calma, gente! Antes de acusar ou questionar sobre como ocorreu a contaminação, vocês devem buscar informações.

A doença se pega no contato direto com a ferida do herpes de alguém, pelo beijo, mas também no banheiro, pela roupa ou até pelo ar, no caso do herpes-zóster, que, geralmente, aparece nas costas ou no abdômen. Herpes-zóster é a reativação do vírus da catapora, que se manifesta em um local específico, quando há uma baixa do sistema imune.

Geralmente, o indivíduo é contaminado com o vírus da catapora na infância e desenvolve a doença. Porém, aquele que foi recentemente contaminado pode demorar anos para apresentar os primeiros sintomas de herpes.

Mães podem transmitir ao recém-nascido durante o parto. O vírus do herpes labial ou genital pode ser passado mesmo se a pessoa não tem sintomas nem sinais de infecção.

Tratamento

E, ainda que usando preservativo, pode não proteger o parceiro não infectado. Os sintomas do genital podem começar com pequenas bolhas dolorosas que cicatrizam em semanas, bolhas e feridas formando ínguas, áreas avermelhadas em torno de órgãos genitais sem dor, coceira ou até mesmo formigamento.

Não há cura para o herpes genital. Mas os sinais podem ser diminuídos e evitados com tratamento. É claro que a vida sexual do casal exigirá mais cuidados.

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Se tiver dúvidas e sugestões, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias