Entretenimento



Coluna da Maga

Magali Moraes dá dicas pra escrever sem sofrer

09/12/2016 - 10h00min

Atualizada em: 09/12/2016 - 10h02min


Magali Moraes
Enviar E-mail

Já contei aqui que não sou a melhor amiga da matemática. Fazer contas de cabeça não é comigo. Por isso eu entendo o outro lado da moeda: tem gente que não morre de amores por português e sofre pra escrever. Qualquer calculadora resolve a minha vida. Mas a folha de papel permanecerá em branco se ninguém encostar a ponta da caneta e começar. Idem pro teclado do computador, que vai ficar paradão esperando alguém apertar as teclas e escrever. É nesse momento que bate o pavor. Não precisa ser assim!!

Posso te ajudar com dicas práticas. Escrever não é complicado, confia em mim. O importante é não travar. Sabe quando você quer falar algo e, antes de abrir a boca, pensa um pouquinho no que vai dizer? Primeiro organize os pensamentos. Escrever com o mínimo de clareza é fundamental pra se comunicar no dia a dia. Deixou um bilhete na porta da geladeira? Quem vai ler precisa entender o recado. O mesmo vale ao enviar um e-mail, mandar mensagem ou responder questões da prova.

Leia outras colunas da Maga

Leia em voz alta

Use frases curtas. E leia o que você escreveu pra ver se faz sentido. Leia em voz alta, se preferir. O corretor de texto do computador ajuda a evitar erros. Todo mundo tem dúvidas, acontece comigo! Um dicionário é o ideal, sem preguiça de pesquisar. Pra quem se atrapalha com a gramática, existem muitos vídeos na internet onde professores ensinam de um jeito fácil. Procure no YouTube e aprenda em casa!

Tá achando que pra mim é moleza escrever porque tenho essa coluna? A preocupação com a clareza é a mesma. Eu também travo, só que o prazo pra enviar o texto me obriga a destravar. A vantagem é que pratico três vezes por semana (e tudo melhora com a prática). Eu sempre gostei de fazer redação no colégio. Posso te pedir um favor? Nunca diga pra uma criança que é chato escrever. Diga que é tão divertido quanto desenhar! E agora a dica de ouro: leia, leia, leia. Sua escrita vai crescer e ficar forte.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias