Entretenimento



Falando de sexo

Como fica a vida sexual após uma doença sexualmente transmissível

É possível, sim, ter a sua sexualidade de volta. Pode ser difícil saber como recomeçar, mas você não está sozinho 

07/02/2017 - 20h00min

Atualizada em: 07/02/2017 - 20h00min


Andrea Alves
Lucia Pesca


Acho que eu estou com um problema sério. Já foi pior, porque tive uma doença venérea da qual me curei – foi muito ruim, pois fiz um tratamento chato e longo. Agora, eu estou curado, mas tenho muito medo de pegar uma doença de novo quando voltar a fazer sexo. Como eu volto a transar depois de ter tido uma doença dessas que se pega fazendo sexo, meninas?

Amigo, milhares de emoções passam pela cabeça quando a pessoa descobre que está contaminada por uma doença sexualmente transmissível. Você pode se sentir irritado, ferido, confuso, embaraçado e até mesmo traído, ainda mais se a DST foi transmitida por quem tinha uma consideração especial.

Mas você está vivo, com desejo e curado! O susto serve como experiência para nunca mais ter vida sexual sem preservativo. E é possível, sim, ter a sua sexualidade de volta. Pode ser difícil saber como recomeçar, mas você não está sozinho.

Resgate sua confiança e autoestima. Muitas pessoas têm sentimento de perda profunda e vergonha, mas é importante resgatar sua vivacidade, mesmo após o diagnóstico.

Dê tempo ao tempo

Volte a curtir o sexo, a paquera e o namoro. Será preciso tomar algumas precauções tanto para se proteger quanto para preservar seu par, mas lembre-se de que sua essência não foi afetada.

Ter uma DST não deixa a pessoa marcada. Você não vai confiar mais como antes, ou pode não confiar em si até, o que é natural no processo de cura, mas não dá para ficar preso a esta etapa para sempre!

Ir em frente é essencial para sua saúde mental e emocional, especialmente se quiser recuperar sua sexualidade e começar a desfrutar do sexo novamente. Permita-se.

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Dúvidas e sugestões, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias