Cultura e Lazer



Falando de Sexo

Você sente dor e ardência na relação sexual? Está na hora de investigar as causas

Um sexólogo pode fazer uma avaliação ou um tratamento deste sintoma tanto só para a mulher quanto com a participação do parceiro. 

03/02/2017 - 14h17min

Atualizada em: 03/02/2017 - 14h18min


Andrea Alves
Lúcia Pesca
Enviar E-mail


Oi, meninas. Acho que devo estar com alguma coisa no meu organismo...Tenho um namorado e acho muito bom transar com ele. No entanto, depois do ato sexual, acabo ficando com muita dor na minha vagina e sinto uma ardência. Vocês acham que é normal sentir isto depois de cada transa?

Pois é, amiga: por volta de 21% das mulheres sentem dor durante algumas ou todas tentativas de relação sexual. Este seu incômodo pode ser causado por fatores físicos e ou psicológicos.

É uma pena este problema nem sempre aparecer na consulta ao ginecologista por preconceito ou vergonha de falar no assunto. O sexólogo pode fazer uma avaliação ou um tratamento deste sintoma tanto só para a mulher quanto com a participação do parceiro.

As causas orgânicas que podem desencadear isto são: infecções genitais, endometriose, doenças sexualmente transmissíveis, distúrbios hormonais, uso prolongado de alguns anticoncepcionais que diminuem a lubrificação vaginal e o desejo da mulher. A dor na região genital durante ou depois do sexo dificulta o ato ou a vontade de ter relações.

Quando a dor, ardência ou coceira se tornam frequentes, é sinal de algum problema. Algumas indicações podem diminuir este transtorno como parar o sexo até buscar uma orientação especializada.

Alternativas


O uso de preservativo, fazer higiene na região sem sabonetes perfumados e dormir sem calcinha também podem ajudar. Em nossos consultórios, o problema aparece, muitas vezes, pela falta de lubrificação, sinal de que não se está tão excitada. Demore mais nas carícias antes da penetração.

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Dúvidas e sugestões, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias