Entretenimento



Falando de Sexo

Como fica a vida sexual após a histerectomia, cirurgia para retirada do útero

A médica ginecologista Graziela Rech Artico fala sobre os riscos e benefícios do procedimento

03/04/2017 - 14h12min

Atualizada em: 03/04/2017 - 14h13min


Acho a coluna muito produtiva, já tirou várias dúvidas minhas. Preciso de um conselho de vocês. Quero saber quanto tempo depois da cirurgia de retirada de útero posso voltar à atividade sexual.

Falam que a mulher não perde a libido após uma cirurgia de histerectomia. Mas eu não estou tendo nenhuma vontade e não lubrifico mais. O que faço?

Queridas leitoras, a médica ginecologista Graziela Rech Artico (CRM/RS 33339) vai falar um pouco mais sobre a cirurgia para a retirada do útero. Confiram:

“A histerectomia pode ser total (de todo o órgão) ou subtotal (quando se deixa o colo uterino).

Leia outras colunas do Falando de Sexo


O ginecologista precisa orientar sobre os riscos, benefícios e efeitos colaterais. Esse diálogo atenua possíveis dificuldades sexuais e esclarece crenças errôneas.

O que muda
Uma vez retirado o útero, não existe mais menstruação nem a possibilidade de gravidez. A vida sexual é retomada, normalmente, de trinta a sessenta dias depois do procedimento.

A perda do útero pode diminuir a percepção física do orgasmo. Mas ele continua sendo possível. Aquelas que não têm acesso a todas as informações podem ficar abaladas emocionalmente, com sentimentos de mutilação, tristeza e depressão.

Para outras, a histerectomia pode representar a descoberta da liberdade, melhorando a função sexual. Não há mais a preocupação com a gravidez ou sangramento.

A consequência do procedimento sobre a vida sexual posterior está também ligada à qualidade do relacionamento. Uma vida sexual saudável necessita de erotismo, intimidade, prazer e respeito na medida certa."

Se você tem dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias