Entretenimento



Falando de Sexo

Como fica a vida sexual do homem após a cirurgia da próstata

Muitos problemas podem ser evitados com uma conversa franca e aberta com o seu médico

05/04/2017 - 20h00min

Atualizada em: 05/04/2017 - 20h01min


Gurias, meu marido está com problema na próstata e vai ter que fazer cirurgia. Depois de irmos ao médico, ele começou a ficar cada dia mais triste dizendo que não vai ficar mais como era antes no sexo.

Me diz que eu devo pensar em procurar outro parceiro para ter relações sexuais. Como fica, então, a transa depois desta cirurgia?


Se todos os homens conseguissem conversar com seu médico sobre a vida sexual após a cirurgia, muitos não teriam tantos problemas. A operação pode causar impotência? Sim, em menor ou maior grau.

Mas há técnicas avançadas para que afete o mínimo possível. Esta dificuldade de ereção após a cirurgia ocorre porque os nervos do pênis passam ao lado da próstata e em razão do tamanho do câncer.

Leia outras colunas do Falando de Sexo

Retomada
Tanto a disfunção erétil quanto a perda de urina (incontinência) podem ser resolvidas, em média, de seis meses a um ano. Outra grande questão é a ejaculação: com a retirada total da próstata, não ocorrerá mais, uma vez que são estes órgãos responsáveis pela formação do sêmen.

Porém, o orgasmo continua normal. A cirurgia não é responsável por alterações do desejo. Entretanto, o homem poderá se sentir psicologicamente afetado e, com isso, terá seu tesão prejudicado. Isto já está acontecendo com seu marido antes mesmo da cirurgia.

Por isso, é fundamental conversar com o urologista para eliminar preconceitos sobre o procedimento. A atividade sexual frequente é vital nesta recuperação, mesmo não tendo ereção completa no início.

E, aí, entra a parceira. O estímulo à transa após o médico liberar é decisivo para retomar a vida sexual.

Se você tem dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br .





MAIS SOBRE

Últimas Notícias