Cultura e Lazer



 Falando de Sexo

Entenda quando a pílula anticoncepcional perde sua eficácia 

 A associação de métodos contraceptivos tem se mostrado a melhor opção para evitar uma gestação indesejada. 

18/04/2017 - 20h00min

Atualizada em: 18/04/2017 - 20h01min


Andrea Alves
Lúcia Pesca
Enviar E-mail

Por que o anticoncepcional falha às vezes? O que pode levar a isto e como se cuidar, meninas?

A falta de regularidade se revela o principal motivo de falha da pílula contraceptiva. Ela foi projetada para que seja administrada corretamente, o que significa tomar sempre no mesmo horário.

Outro possível motivo inclui o uso de outros medicamentos ao mesmo tempo. São remédios que interferem no funcionamento da pílula como alguns antibióticos e antidepressivos. Também alguns problemas de alterações gastrointestinais, com a presença de diarreia e vômito, podem alterar sua eficácia.

Imagine que os 21 dias de uso da pílula são três blocos de sete dias – pensando na cartela mais comum. Se esta alteração acontecer no primeiro bloco, aquele ciclo todo tende a estar prejudicado.

Se ocorrer no intermediário, isto pode ser variável.

Mais de um método

Se acontecer no último esta falha, você continua protegida. Ainda assim, por precaução, vale fazer uso da camisinha até o próximo ciclo, caso não costume combiná-la com outros recursos.

A associação de métodos contraceptivos tem se mostrado a melhor opção para evitar uma gestação indesejada. Infelizmente, queridos leitores e leitoras, não existe nada 100% seguro.

Nem mesmo a laqueadura de trompas ou a vasectomia apresentam toda essa garantida que tanto buscamos. Por isso mesmo, lançar mão de mais de um método de proteção se mostra o mais recomendado.

Leia outras colunas do Falando de Sexo


Dúvidas e sugestões, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias