Homens têm menopausa?  - Entretenimento - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Falando de Sexo21/04/2017 | 09h00Atualizada em 21/04/2017 | 09h00

Homens têm menopausa? 

Os representantes do sexo masculino podem sofrer de um distúrbio que os faz produzir menos hormônio

Homens têm menopausa?  Arte ZH/
Foto: Arte ZH

Sou um homem de 55 anos, casado com a mesma mulher há 26. Sempre tive ótima saúde. Raramente, fui a médicos, e nossa vida sexual sempre foi boa. Não fazemos sexo todos os dias, mas, uma vez por semana é sagrado!

Só que, de uns tempos pra cá, eu já não me sinto com o mesmo vigor. Até o desejo sexual está estranho. Ando irritado por qualquer coisa e não sei o que está acontecendo... Minha mulher disse que eu ¿tô¿ na menopausa de homem. Isso existe? O que será que está acontecendo, será sinal de velhice?


Caro leitor, em primeiro lugar, é muito importante que você busque um médico, de preferência, um urologista. Sabia que 50% dos homens nunca consultaram este especialista? A maioria de vocês tende a priorizar outras tarefas em detrimento da saúde.

Leia outras colunas do Falando de Sexo


Você está relatando sintomas como a baixa do vigor físico e do desejo sexual, a irritabilidade perante os pequenos problemas...

É bom lembrar que, a partir dos 40 anos, os homens têm uma queda de 1% ao ano na produção de testosterona, sem representar um problema. Mas você pode estar com um distúrbio chamado andropausa, em que os testículos passam a produzir menos o hormônio.

É comum
O problema está presente em cerca de 15% dos homens entre 50 e 60 anos. A deficiência de testosterona leva a uma série de alterações na saúde.

A reposição hormonal masculina é recomendada quando os níveis de testosterona estão abaixo da normalidade, o que deve ser definido pelo médico. O tratamento com hormônio pode ser aplicado por injeção, gel ou adesivo.

Se você tiver dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


 

Vídeos recomendados para você

 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros