Entretenimento



Elas mandam bem

Top 5 em inspiração e autoestima: longe dos padrões magras e saradas

Nomes como Mariana Xavier, Cacau Protásio e Preta Gil quebram paradigmas ao provar que a mulherada não precisa se submeter a nenhum conceito pré-estabelecido de beleza. 

29/04/2017 - 12h00min

Atualizada em: 29/04/2017 - 12h01min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail
José Augusto Barros
Enviar E-mail
Mari: só motivos para sorrir

Até Roberto Carlos já cantou: "Quem foi que disse que tem que ser magra pra ser formosa?". E, se o Rei falou, quem somos nós pra discordar? Ainda mais vendo tantas mulheres batendo um bolão no mundo artístico, nem aí para os padrões das magrinhas e saradas.

Elas são cheias de curvas, sim, gostosas, também, e bem-resolvidas, o que é mais importante. Mariana Xavier, Raíza Costa, Cacau Protásio, Fabiana Karla e Preta Gil se bancam e, por isso, ganham ainda mais os holofotes e o respeito do público. Hoje, são inspiração para as mulheres "reais" descobrirem seu verdadeiro valor. Inspire-se, ame-se!

Mariana: luta pelas mulheres reais

Mariana: luta para mostrar que a mulherada pode ser feliz do jeito que é

No ar em A Força do Querer, Mariana Xavier representa muitas mulheres que ouvem, diariamente, dicas de dietas, olhares preconceituosos e outros constrangimentos. Mas a sua personagem, Abigail, não se abala e dá um show de autoestima: compra lingerie sexy, se acha linda e rebate os comentários maldosos de Cibele (Bruna Linzmeyer). Fazer regime? Pra que, se está ótima? Nos próximos capítulos, Abigail vai se tornar modelo plus size.

Uma das atrizes do filme Gostosas, Lindas & Sexies, em cartaz, Mariana tem um discurso forte.

A atriz afirma que a sua luta não é por gordinhas ou pelas plus size, termo que a incomoda, algumas vezes, por ser um pouco preconceituoso. Ela briga pelas musas reais.

– Eu luto pelas mulheres que a gente vê na rua, pela grande maioria, que não é aquela capa de revista que nos é enfiada goela abaixo – argumenta Mariana em entrevista, por telefone, a Retratos da Fama, em um dos intervalos de gravação de A Força do Querer, nos Estúdios Globo, no Rio.

Mas ela ressalta que não estimula a obesidade:

– Não apoio nem digo que é bom. Minha luta é mostrar que elas podem ser felizes do jeito que são. Minhas ideias podem servir até para quem é mais velho e está um pouco acima do peso.

Ativa

Outro ponto importante que Mariana gosta de enfatizar é que quem é magro, necessariamente, pode não ser tão saudável.

– Várias pessoas têm uma genética boa, que metaboliza os alimentos rapidamente. Mas isto não significa que ela não tenha problemas de saúde – explica a atriz, para completar:

– Graças a Deus, existem nutricionistas que levantam esta bandeira. E eu, por exemplo, sou muito ativa. Faço exercícios, danço. Não sou aquele estereótipo de gordinha que passa a vida com panela de brigadeiro, no sofá. Cuido da minha saúde e estou muito bem.

Sobre a tão comentada foto sua de biquíni, que ela postou em seu Instagram, recentemente, Mariana comemora que o retorno foi muito mais positivo do que negativo.

– Muita gente me escreve, dizendo que que há anos não colocava um biquíni, e que se inspirou naquela foto. Eu gosto de postar e mostrar por isso. Não adianta eu falar uma coisa e fazer outra. Eu procuro colocar o discurso em prática – comenta a atriz, deixando o exemplo para outras tantas mulheres.

A dancinha deu sorte

Cacau: estouro foi em Avenida Brasil

Quem não se lembra da divertidíssima cena de Cacau Protásio em Avenida Brasil (2012)? Na trama, a doméstica Zezé dançava e cantava um funk no meio da faxina: "Eu quero ver tu me chamar de amendoim". O improviso alçou Cacau ao status de "meme", virou hit na internet e impulsionou a carreira da atriz no mundo da comédia.

Quem foi a grande revelação de Avenida Brasil?

Sucesso no seriado Vai que Cola, do canal Multishow, a atriz se descobriu fazendo rir. Mas ela tem um sonho, confessado este ano ao site Ego: ser rainha de bateria no Carnaval. E está quase lá. Este ano, Cacau foi um dos destaques no desfile da União da Ilha.

Mudança

Cacau vem mostrando uma rotina um pouco diferente para quem a segue nas redes sociais, nos últimos meses. Ela está malhando na academia que pertence à personal trainer Milena Nogueira, mulher de Diogo Nogueira, em um trabalho que não conta apenas com os treinos diários.

Cacau, assim como Mariana, conta com acompanhamento médico, e iniciou, recentemente, aulas de sapateado.Em entrevista ao site Ego, ela conta que não tem a ambição de ficar magrinha, mas que tomou a decisão por uma questão de saúde:

– Eu não gosto da cobrança de ter que emagrecer sempre. Isso me deixa mais ansiosa e eu acabo comendo ainda mais. Hoje eu comemoro quando emagreço e pronto.

Fama de pegadora

Sem papas na língua e com muita autoestima, Preta Gil é uma das precursoras da filosofia "sou gordinha e sou gostosa". Ela não se abate com as críticas e tem sempre uma resposta pronta, como foi o caso de comentários sobre celulite, durante uma entrevista à revista Quem:

– Na minha coxa está escrito gostosa, em braile.Tanta autoestima pode ter sido o segredo para a longa lista de conquistas de Preta Gil.

Atualmente, ela é bem casada com Rodrigo Godoy, mas tem no passado de "pegadora" nomes como Marcos Palmeira, Caio Blat, Marcos Mion e Paulinho Vilhena.


Quebrando paradigmas

Em 2003, Preta ousou ao aparecer nua na capa de seu primeiro CD, "Prêt à Porter". Na época, a cantora comentou que o paizão, Gilberto Gil, não curtiu muito os cliques da filha "ao natural"Apesar de ter aprendido a levar as críticas com bom humor, Preta já se envolveu em uma polêmica judicial com o gigante da internet Google.

Nus? Preta Gil compartilha foto parabenizando o marido: 'Você é um presente que Deus me deu'
Preta Gil se derrete pela netinha: "Minha luz"

Em 2008, ela ameaçou processar o site devido aos resultados da busca por "atriz gorda", que levavam a seu nome, mas o processo acabou ficando na ameaça depois que o Google retirou a referência do ar. Preta, inclusive, é citada por Mariana Xavier como uma de suas referências, ao quebrar padrões, principalmente depois do ensaio que fez para a revista Cosmopolitan, em fevereiro deste ano.

Sucesso na dramaturgia

Fabiana Karla despontou para o estrelato fazendo muita gente rir com suas personagens no Zorra Total. Dali para as novelas globais, foi um pulo. E um sucesso.Participou do remake de Gabriela, em 2012, mas foi no ano seguinte, com a Perséfone de Amor à Vida, que a versatilidade para outros gêneros que não a comédia apareceram para o grande público.

Fabiana Karla será par romântico de Marcelo Serrado em Gabriela

Na trama de Walcyr Carrasco, a enfermeira passou vários capítulos sendo humilhada por estar acima do peso, mas ganhou uma bela compensação no final: o amor do bonitão Daniel (Rodrigo Andrade), que aprendeu a amá-la e aceitá-la do jeitinho que era. Na adolescência, ela lembra, mandava bem, e surpreendia os meninos.

– Eu era a gordinha que segurava as bolsas. Só que depois, quando os meninos sentavam do meu lado, o guerê-guêre (papo) era bom (risos) – contou a atriz, em entrevista ao programa Esquenta!, da TV Globo.

Ícone

Cacilda, na Escolinha: mandando ver na sensualidade

Só poderia ser de Fabiana a nova versão de uma icônica figura da Escolinha do Professor Raimundo. Na releitura do humorístico, ela deu vida a dona Cacilda, imortalizada por Cláudia Jimenez na década de 1990. Foi essa personagem, aliás, quem quebrou antigos tabus ao mostrar uma gordinha sexy, cheia de autoestima e "pegadora".

Sucesso na rede e na telinha

Raíza Costa é um fenômeno na internet desde 2010, quando lançou o seu canal de vídeos sobre confeitaria, no YouTube. Com mais de 400 mil assinantes e 15 milhões de visualizações, ela foi uma das pioneiras no ramo, mas não parou no mundo virtual.

Atualmente, estrela Rainha da Cocada, programa de culinária que está na sua segunda temporada, no GNT. Em meio às diversas opções deste tipo de atração na emissora, o bom humor de Raíza é seu diferencial, sem medo de se lambuzar de chocolate nem de fazer bagunça na cozinha.

Opiniões firmes

Raíza defende com firmeza as suas opiniões. E isto inclui os estereótipos criados pelo mundo fashion, de modelos lindas, "perfeitas" e magérrimas.

– As revistas de moda precisam começar a colocar mulheres normais nas suas capas de maneira efetiva. Não adianta pregar um conceito, sem aplicá-lo de maneira prática – defendeu a apresentadora em entrevista ao site Uol.

Leia mais sobre famosos e entretenimento


MAIS SOBRE

Últimas Notícias