Entretenimento



Coluna da Maga

Magali Moraes e os Youtubers, os queridinhos da internet

22/05/2017 - 12h27min

Atualizada em: 22/05/2017 - 12h28min


Magali Moraes
Enviar E-mail

Se você adora ver TV e não perde nenhum programa, vem comigo dar uma zapeada em outros canais que estão fazendo o maior sucesso. Não é na TV. É no YouTube, o paraíso na internet que reúne vídeos sobre tudo e todos. Clipes, filmes, vídeos engraçados e tutoriais que ensinam de maquiagem a física, de meditação a consertar motor de geladeira. O YouTube é a Rede Globo das novas gerações. Não tem plim-plim. Tem informação, diversão, interatividade. E gente ganhando dim-dim.

Qualquer um pode ter um canal no YouTube e colocar vídeos no ar. Alguns começam a se destacar e conquistam legiões de fãs. Então isso se torna um ganha-pão. São os Youtubers. Pessoas comuns que passam a ser celebridades (ou influenciadores digitais). E ficam mais famosos que muito Global da TV. Parece fácil, mas não é. Como em qualquer profissão, os Youtubers que se destacam são aqueles que se dedicam. É uma soma de novidade constante, um pouco de sorte e doses enormes de autenticidade e espontaneidade.

Leia outras colunas da Maga

Proximidade

Tá, mas qual é o trabalho deles? Os invejosos dirão que é simplesmente expor suas vidas. A questão é que eles fazem isso de um jeito que prende as pessoas como se fosse sempre o último capítulo da novela. Eles conversam com os fãs da manhã à noite, de segunda a segunda. Enquanto os Globais podem se dar ao luxo de negar um autógrafo ou uma foto, os Youtubers precisam dessa proximidade e são mestres nisso.

Por causa do meu trabalho na publicidade digital, estou conhecendo de perto vários deles. Tem estrelismo, sim. Mas também tem dedicação, ensinamento, carisma e verdade. A gente precisa reconhecer o talento que os Youtubers têm de conquistar sua audiência como nem a Globo consegue mais. Em vez de se acomodar nas profissões existentes, eles inventaram uma nova. Tem muito pirralho que já brinca de ser Youtuber, imita as saudações e grava vídeos. Criticar ou acompanhar o mundo se reinventando?




MAIS SOBRE

Últimas Notícias