Entretenimento



Noveleiros

Michele Vaz Pradella: "Aula de história na telinha"

Novelas atuais relembram fatos importantes do Brasil

20/05/2017 - 10h00min

Atualizada em: 20/05/2017 - 10h01min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail

"Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico!"

Muita gente deve conhecer essa frase das aulas de história no colégio, mas valeu a pena ouvi-la representada, muito bem por sinal, na voz de Caio Castro, o Dom Pedro da novela Novo Mundo. A deliciosa mistura de ficção com fatos históricos tornam a trama das seis um ótimo programa para todas as idades. O Dia do Fico foi o primeiro passo para a Independência do Brasil, há quase 200 anos. É um ótimo exercício de compreensão da nossa realidade, afinal, foi lá que começou muito do que somos hoje como nação.

Os dias eram exatamente assim

Saltando para um passado mais recente, Os Dias Eram Assim, supersérie da Globo, retrata a repressão das décadas de 1970 e 1980. Parece pouco tempo, mas pesquisa recente com um grupo de telespectadores da atração mostrou que esse Brasil mostrado na telinha é quase desconhecido para muitos.

O telespectador médio desconhece, ou não sabe do que se trata o Golpe de 64, que instituiu a ditadura ,militar no Brasil. O povo brasileiro está alheio a sua própria história.

Por isso, é tão importante mostrar, ainda que com um toque de ficção, fatos remotos ou recentes, que ajudaram a transformar o Brasil no que é hoje.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias