Cultura e Lazer



 Falando de Sexo

Morre de medo de fazer o teste de HIV? Saiba por que é importante não perder tempo

O primeiro passo tem que ser seu. Vá a uma unidade de saúde o quanto antes e acabe com esse sentimento de angústia

28/05/2017 - 10h59min

Atualizada em: 28/05/2017 - 11h02min


Andrea Alves
Lúcia Pesca
Enviar E-mail


Transei sem camisinha em uma balada, com um homem que nunca mais vi. Depois, uns amigos me disseram que ele tinha aids.Eu estou morrendo de medo desde que soube disto! Mas não tenho coragem de procurar um médico agora. Vocês poderiam me dizer quais são os sintomas da doença? E o que eu posso fazer para saber se estou com aids ou não?

Querida, é bom saber que confiou a nós um segredo que está angustiando-a muito. Você deve procurar um posto credenciado e fazer o teste.

Segundo pesquisas do Ministério da Saúde, muita gente fica, inicialmente, assim como você se encontra e tem receio de fazer o teste para saber se está com o vírus da aids. No entanto, não se submeter ao exame não vai fazer com que o HIV desapareça, se você tiver sido infectada.

A seu favor

Quando o diagnóstico não é feito logo, o vírus tem a chance de se multiplicar no organismo, podendo enfraquecer as defesas. Por isso, é muito importante descobrir se você está com o HIV para, se for preciso, dar início a um acompanhamento clínico e laboratorial.

A partir daí, seu médico pode começar o tratamento com a finalidade de preservar a sua imunidade (defesa contra algumas doenças) e reduzir, ao menor número possível, a quantidade de vírus circulante no corpo.

E há a possibilidade de o resultado ser negativo. Claro! Já pensou nisso?

Se para você fazer o teste parece um pouco mais complicado, lembre-se de que pode contar com a ajuda de profissionais de saúde antes e depois do diagnóstico, seja este qual for. Portanto, crie coragem e vamos lá!

O primeiro passo tem que ser seu. Vá a uma unidade de saúde, faça o teste e acabe com esta angústia.

Leia outras colunas do Falando de Sexo



Dúvidas e sugestões, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br


MAIS SOBRE

Últimas Notícias