Com a Camerata Pampeana, maestro Tasso Bangel lança DVD no Theatro São Pedro - Entretenimento - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Música14/06/2017 | 07h00Atualizada em 14/06/2017 | 07h00

Com a Camerata Pampeana, maestro Tasso Bangel lança DVD no Theatro São Pedro

Show acontece na noite desta quarta-feira, e reunirá sucessos da carreira do maestro, que fundou o Conjunto Farroupilha, além de canções da orquestra.


Maestro Tasso (ao centro) e a Camerata: encontro do gauchesco com o erudita Foto: Theatro São Pedro / Divulgação

Aos 86 anos, o maestro Tasso Bangel não para de se reinventar. Na noite de hoje, ele sobe ao palco para apresentar o resultado de mais um trabalho: o DVD Alma Farroupilha (R$ 30, preço médio), gravado em parceria com a Camerata Pampeana. No repertório do espetáculo, eles passeiam pelas oito décadas do maestro, que introduziu, por exemplo, arranjos de orquestra nos espetáculos de música regional, nos anos 1950, quando fundou o lendário Conjunto Farroupilha.

— Em 1950, eu recebi a visita do Barbosa Lessa (um dos grandes folcloristas do país, que morreu em 2002) e do Paixão Côrtes. A partir deste encontro incrível, passei a me interessar pela música regional do Rio Grande do Sul — explica Tasso.

Desde pequeno...

O maestro, que define o show como "a história da sua vida musical", conta que a sua relação com as artes vem desde pequeno. Aos oito anos, em Taquara, sua cidade natal, ele já estudava piano.

— Aos 12, tocava em bailes — lembra ele.

O espetáculo tem canções que popularizaram o histórico conjunto no país, como Negrinho do Pastoreio, Os Homens de Preto e Gauchinha Bem Querer, além de outras faixas ¿que não fizeram tanto sucesso¿, como Tasso define, e músicas feitas em parceria com a Camerata.

Tasso Bangel celebra seus 85 anos em espetáculo com a Camerata Pampeana
Camerata Pampeana apresenta o premiado álbum ¿Cidade & Campo¿

A parceria com a orquestra, aliás, é mais uma prova do instinto inovador do maestro, já que ele integrou instrumentos como violinos, viola e violoncelo - típicos da música clássica - com o acordeão, baixo e o violão, utilizados na música nativista gaúcha.

— Tenho uma ópera, Um Romance Gaúcho, que gravei com a Ospa, em 1998. Sempre fui muito metido à besta — brinca o veterano. 

Serviço:

O quê: maestro Tasso Bangel e Camerata Pampeana, no show de lançamento do DVD Alma Farroupilha
— Quando: nesta quarta-feira, a partir das 21h
Onde: Theatro São Pedro, Praça Marechal Deodoro, s/nº
Quanto: entrada franca, com retirada de ingressos (dois por pessoa) na bilheteria do Theatro, a partir das 13h.

Leia mais sobre famosos e entretenimento 

 

Vídeos recomendados para você

 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros