Entretenimento



Falando de Sexo

É normal as crianças se masturbarem? Tire suas dúvidas

É preciso conversar com os pequenos para que eles tomem alguns cuidados

13/06/2017 - 20h00min

Atualizada em: 13/06/2017 - 20h00min



Chegou a minha vez de fazer uma pergunta para vocês. Minha filhinha de três anos fica se tocando a toda hora e em qualquer lugar. Queria saber se é normal as crianças se masturbarem.

Sim, é normal! A partir de uma determinada idade, a criança busca realizar uma atividade masturbatória que lhe seja prazerosa e de forma direta, seja sob a forma de atividade rítmica, balançando o corpo, usando a mão ou mesmo utilizando e se roçando em objetos.

Leia outras colunas do Falando de Sexo

A menina descobre seus genitais da mesma forma que o menino. É interessante que você converse com sua filha, explicando que tocar em seu corpo é algo particular, íntimo e que não deve ser feito em público, que precisa cuidar para não se machucar.

Público e privado
A melhor forma de fazer com que as crianças entendam isto é explicar sobre o que são carinhos públicos e privados. Por exemplo, carinhos públicos são beijos no rosto, abraços e mãos dadas. E privados são aqueles da brincadeira com seus genitais ou quando os pais querem namorar sozinhos.

Aproveite para dar orientações sobre assédio sexual. As crianças precisam aprender a conhecer e respeitar seus corpos e a terem clareza que ninguém tem o direito de manipulá-las, machucá-las ou forçá-las a qualquer coisa.

Deixe claro que ela pode conversar com os pais se tiver dúvidas, curiosidade ou mal-estar sobre o assunto.

Se você tem dúvidas ou sugestões de assunto, escreva para falandodesexo@diariogaucho.com.br



MAIS SOBRE

Últimas Notícias