Entretenimento



Fique de olho

Cobrança de ingresso com valores diferentes para homens e mulheres é ilegal

Procon orienta que consumidores denunciem casos irregulares

16/08/2017 - 09h21min

Atualizada em: 17/08/2017 - 07h21min


Michele Vaz Pradella
Michele Vaz Pradella
Enviar E-mail

A cobrança de valores diferenciados para homens e mulheres em eventos já é considerado ilegal. É o que determina uma nota técnica da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão subordinado ao Ministério da Justiça, em vigor desde o dia 30 de junho, que considerou a prática "abusiva".

A tarefa de fiscalizar a cobrança indevida cabe ao Procon. A diretora do órgão em Porto Alegre, Sophia Martini Vial, diz que são feitas visitas periódicas aos estabelecimentos na cidade para a fiscalização dos ingressos e de outras questões.

Multa e interdição

– Até agora, não constatamos irregularidade nos estabelecimentos visitados. Também não recebemos denúncia, mas o consumidor deve comunicar quando perceber situações irregulares – orienta.

Caso o descumprimento da nota seja verificado pelo Procon, o órgão abre um processo administrativo. O estabelecimento pode sofrer uma série de sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor. De multa (que parte de cerca de R$ 800) até interdição.

Controvérsia

No entanto, a questão ainda provoca controvérsia. Em São Paulo, uma liminar da 17ª Vara Federal Cível liberou a cobrança de valores diferentes, atendendo a um pedido da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes.

A decisão vale somente para estabelecimentos do Estado. Definição semelhante foi divulgada em Florianópolis, no início do mês, após ação movida por duas empresas. No Rio Grande do Sul, continua valendo a nota da Senacon.

Por aqui

Presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre (Sindha), Henry Starosta Chmelnitsky argumenta que a cobrança de valores diferentes não é discriminação em relação às mulheres, mas sim questão de consumo:

– É uma questão de comportamento, não é discriminação.

O Sindha não pretende recorrer da decisão, segundo seu presidente.

PARA DENUNCIAR

– Se você perceber cobranças irregulares em valores de ingressos, em qualquer tipo de estabelecimento, comunique o Procon.

– Telefone do Procon é o (51) 3289-1739. Há também site, Twitter (@proconpoa) e a página do Facebook Procon Porto Alegre.

– A foto de um panfleto ou cartaz na porta, por exemplo, pode servir como prova. Mas, mesmo sem ela, a denúncia pode ser feita e será averiguada.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias